Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Lourenço e Camaragibe se organizam para cumprir quarentena

As duas cidades e Recife, Olinda e Jaboatão entram na fase mais rígida de isolamento no próximo sábado (16)

Folha de Pernambuco|

As duas cidades e Recife, Olinda e Jaboatão entram na fase mais rígida de isolamento no próximo sábado (16)
As duas cidades e Recife, Olinda e Jaboatão entram na fase mais rígida de isolamento no próximo sábado (16) As duas cidades e Recife, Olinda e Jaboatão entram na fase mais rígida de isolamento no próximo sábado (16)

Diante do novo decreto do Governo do Estado que prevê normas mais rígidas de isolamento social nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata, as prefeituras dessas cidades estão se organizando para cumprir as medidas. Entre as ações que visam conter o avanço da Covid-19 em Pernambuco o uso obrigatório de máscaras e o rodízio de veículos de acordo com a terminação da placa e o dia vigente.

Em São Lourenço da Mata, dois pontos de bloqueios foram montados com agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte, BPRv e Polícia Militar. Segundo a assessoria de imprensa do município, as barreiras serão ampliadas nos próximos dias. Ainda segundo a assessoria, a cidade já vinha seguindo as recomendações do Governo do Estado e diariamente é realizada uma força tarefa para fiscalizar o cumprimento das medidas.

Leia também:

Pernambuco adota medidas mais rígidas para combate ao coronavírus

Publicidade

Quarentena: bloqueios são montados no Recife para orientação de motoristas

Olinda inicia fiscalização preventiva em bairros do município

Publicidade

Para o prefeito Bruno Pereira, as restrições do novo decreto estadual são importantes para continuar salvando vidas. “As novas medidas foram adotadas com base em projeções científicas, cujos indicadores mostram uma real necessidade para aumentarmos ainda mais o isolamento social", disse o gestor.

De acordo com a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, a cidade contou com dois bloqueios educativos nas PEs 27 e 05. Ela contou que profissionais do controle urbano e das secretarias de Planejamento e Mobilidade atuarão na fiscalização das determinações do novo decreto. "Nossa população está indo muito às ruas. Precisávamos desse respaldo do Estado para poder realizar ações mas firmes de conscientização. Esperamos que assim as pessoas entendam a importância de ficar em casa e salvar vidas", comentou. Nadegi disse que a partir do próximo sábado serão feitas barreiras móveis para surpreender os moradores da cidade.

Publicidade

No Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá atuar em frente à Fábrica Tacaruna, ao lado do Shopping Tacaruna e na Estrada de Belém, das 7h às 19h, até sexta-feira (15). A partir do sábado, cerca de 120 agentes da autarquia irão atuar em 16 pontos.

"Estaremos atentos, parando os veículos que não correspondem ao dia do rodízio. Se o motorista comprovar que está na exceção será liberado para seguir viagem, do contrário será repassado para a Polícia Militar para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Estamos tendo um número crescente de óbitos por Covid-19 e nosso objetivo maior com estas ações é salvar vidas", disse o diretor de trânsito Fabiano Ferraz.

Em Olinda, sete pontos foram montados em diferentes bairros com maior aglomeração. Segundo o secretário de Transportes e Trânsito do município, Rômulo Lamenha, todas as recomendações feitas pelo Governo de Pernambuco estão sendo cumpridas, mas com bastante cautela.

"Sempre tem alguém que vai levar um pessoa no médico com urgência, então precisamos usar a sensatez e o equilíbrio nas abordagens. Vamos agir sempre de maneira coerente, lembrando que o mais importante é se manter em casa para evitar a proliferação do vírus", contou Lamenha. Agentes de controle urbano também orientaram moradores de Caixa d'Água e Águas Compridas sobre a necessidade de manter o distanciamento social.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.