Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Segundo dia de lockdown tem filas de carros em bloqueios pelo Recife

Até o dia 31, está proibida a circulação de pessoas e veículos em cinco bairros da Região Metropolitana, com exceção das atividades essenciais

Folha de Pernambuco|

Até o dia 31, está proibida a circulação de pessoas e veículos em cinco bairros da Região Metropolitana, com exceção das atividades essenciais
Até o dia 31, está proibida a circulação de pessoas e veículos em cinco bairros da Região Metropolitana, com exceção das atividades essenciais Até o dia 31, está proibida a circulação de pessoas e veículos em cinco bairros da Região Metropolitana, com exceção das atividades essenciais

Apesar da manhã chuvosa no Recife, o domingo (17) começou com fiscalização rígida em alguns pontos de bloqueios localizados nas principais vias da cidade. Com o início do lockdown no último sábado, foi possível notar agentes de trânsito abordando motoristas na Ponte Joana Bezerra, no sentido Boa Viagem, e também na avenida Agamenon Magalhães, próximo ao Centro de Convenções, na divisa com Olinda.

Segundo a reportagem pôde ver, alguns motoristas, fazendo o uso de máscaras, apresentaram declarações justificando suas saídas de casa e foram liberados para passar pelos bloqueios. Entretanto, em uma das negativas presenciadas, um cidadão teve que retornar à sua residência, pelo fato de não exercer nenhuma atividade essencial, mesmo com a placa de seu veículo correspondendo ao dia do mês. 

Até o dia 31, está proibida a circulação de pessoas e veículos em cinco bairros da Região Metropolitana, com exceção das atividades essenciais. Além da capital pernambucana, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe seguem o Decreto Estadual nº 49.017/2020, assinado no início da última semana, na intenção de conter a disseminação do novo coronavírus. Ao longo dos últimos dias, os bloqueios feitos por agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares aconteceram de forma educativa.

Quem precisar sair de carro, deve ficar atento ao final ao dígito final da placa. O veículo que tiver a placa terminada em 1,3,5,7 ou 9 só pode rodar nos dias ímpares. Os veículos com placas terminadas em 0,2,4,6 e 8 só devem circular nos dias pares. Vale lembrar, que mesmo respeitado o rodízio, os motoristas têm que justificar, ao serem abordados no bloqueio, o motivo por estar saindo de casa. Quem não seguir as medidas pode ter o automóvel retido.

Publicidade

Segundo o decreto estadual, está permitida a circulação de veículos e pessoas que estejam envolvidas com atendimento de necessidades essenciais de gêneros alimentícios, medicamentos e produtos de higienes, obtenção de atendimento ou socorro médico, prestação ou utilização de serviços bancários ou atividades análogas, deslocamento ao aeroporto e terminais rodoviários, e desempenho de atividades essenciais.

Leia também:

Publicidade

Quarentena: bloqueios são montados no Recife para orientação de motoristas

Pernambuco tem recorde diário de casos da Covid-19 nas últimas 24h

Publicidade

De acordo com o governo do estado, mais de 600 policiais militares foram escalados para atuar em blitze, que vão fiscalizar a saída das pessoas nas ruas e, ainda, o cumprimento do rodízio de carros. Além do uso obrigatório de máscara pela população, os veículos só podem transportar até três pessoas, contando com o motorista.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.