Seleção feminina convocada para o Pré-Olímpico Mundial

Equipe do técnico José Neto enfrentará França, Austrália e Porto Rico, em fevereiro. Três times se classificarão

Equipe do técnico José Neto enfrentará França, Austrália e Porto Rico, em fevereiro. Três times se classificarão

Equipe do técnico José Neto enfrentará França, Austrália e Porto Rico, em fevereiro. Três times se classificarão

Folha de Pernambuco

A seleção brasileira feminina de basquete está convocada para o Pré-Olímpico Mundial de Bourges, na França, entre os dias 6 e 9 de fevereiro. O técnico José Neto anunciou nesta segunda-feira (16) a lista com 17 jogadoras para o período de treinamento visando o torneio contra França, Austrália e Porto Rico, que dará três vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O grupo é praticamente o mesmo da última convocação para o Pré-Olímpico das Américas, com a chegada de Jeanne Morais, do Vera Cruz Campinas/SP.

“Fazer a convocação para essa competição é sinônimo de que estamos no caminho certo. Há seis meses iniciamos um processo para que o basquete feminino pudesse voltar a jogar uma competição de nível mundial. Atingimos esta meta, mas temos um propósito ainda maior. Iremos com esse grupo continuar nossa preparação para buscar uma das vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Uma competição dura, mas estamos muito motivados e dispostos a enfrentar essas dificuldades por mais esse passo”, disse o técnico José Neto.

Para essa disputa, ele não irá contar com duas atletas que faziam parte do planejamento para o Pré-Olímpico Mundial. A pivô Nádia Colhado, do Flammes Carolo/FRA, que está lesionada, e a também pivô Stephanie Soares, por questões educacionais com a sua universidade nos Estados Unidos.

As meninas se apresentam no Rio de Janeiro, no dia 12 de janeiro, e começam os treinos no dia 13. Os treinos serão na Arena Carioca 1, enquanto as atividades de academia e laboratório serão feitas no CT do Time Brasil, no Parque Maria Lenk.

Os treinos no Rio de Janeiro vão até o dia 27 de janeiro. A equipe embarca para a Europa no dia 28. Do dia 29 em diante, além de treinos, fará amistosos no Velho Continente. A estreia no Pré-Olímpico Mundial está marcada para o dia 6 de fevereiro, diante de Porto Rico. No novo formato da FIBA, todas as seleções se enfrentam e as três primeiras garantem vaga em Tóquio 2020.

O Brasil vem de um ano de 2019 mágico. Após a chegada de José Neto, em junho, o time venceu o Pan-Americano de Lima, acabando com um jejum que vinha de Havana 1991, foi bronze na AmeriCup, em Porto Rico, obteve duas vitórias e uma derrota no Pré-Olímpico das Américas, quando bateu Colômbia e Argentina e fez um jogo parelho contra as norte-americanas, atuais campeãs mundiais e olímpicas.

Lista de convocadas


Armadoras
Débora Costa - SESI Araraquara/SP
Lays da Silva - Vera Cruz Campinas/SP
Alana Gonçalo - Santo André/SP

Alas/Armadoras
Tainá Paixão
Isabela Ramona
Patrícia Teixeira - Vera Cruz Campinas/SP

Alas
Tatiane Pacheco – Ituano/SP
Raphaella Monteiro – Ituano/SP
Jeanne Flausino Morais - Vera Cruz Campinas/SP

Alas/pivôs
Damiris Dantas - Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias - Vera Cruz Campinas/sP
Vitória Marcelino
Clarissa Santos - Asvel Lyon-FRA

Pivôs
Erika Souza - IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira - Pró-Esporte Sorocaba/SP
Jeniffer Nonato - Pró-Esporte Sorocaba/SP
Juliana Maria - Vera Cruz Campinas/SP

Comissão técnica
Gerente técnica: Adriana Aparecida dos Santos Lopez
Coordenador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: José Alves dos Santos Neto
Assistentes técnicos: Virgil Lopez e João Camargo
Preparador físico: Diego Falcão
Médico: Paulo Roberto Queiroz Szeles
Fisioterapeutas: Isabel Rosa e Jordana Reis
Massoterapeuta: Juliana Angelica Bouvie