Pela primeira vez, alunos da rede pública de ensino visitam a Embaixada da Bélgica
A experiência funciona como um mergulho cultural a alunos de baixa renda do Distrito Federal
Vinte e oito alunos da rede pública, do Distrito Federal, tiveram um dia diferente. Visitaram a Embaixada da Bélgica e aprenderam mais sobre a cultura e história daquele país.
Eles saíram do Riacho Fundo I e seguiram para o centro de Brasília, onde fica a embaixada. Um percurso de, aproximadamente, 20 km. Falamos de alunos que, nem sempre, têm ou tiveram a oportunidade de conhecer a capital federal onde moram. As crianças, com idade entre 10 e 12 anos, foram recebidas pelo chefe de missão, embaixador Peter Claes.
Brincaram de caça ao tesouro, com personagens em quadrinhos europeus; assistiram apresentações, em vídeo, sobre a Bélgica; lancharam; e aprenderam sobre diplomacia. Os alunos ficaram muito curiosos e fizeram diversas perguntas.
Daqui a alguns dias, os papéis vão se inverter. O embaixador é quem vai conhecer a escola onde as crianças estudam.
O passeio fez parte do projeto “Embaixada de portas abertas”, que visa estimular em estudantes da educação primária o aprendizado de história, geografia, cultura e línguas estrangeiras. Ao mesmo tempo, possibilita um intercâmbio cultural entre os envolvidos.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.