Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Civic Si 2020: seis mudanças para conferir a bordo do esportivo

Honda vai muito além do visual com nova versão Si: motor, suspensão, interior e tudo que muda com a novidade (além do preço)

Autos Carros|Marcos Camargo Jr

O Civic Si é o novo carro de imagem do arrojado sedã da linha Honda mas vai muito além do visual instigante com a proposta quase inexistente nos dias de hoje: um cupê duas portas com câmbio manual feito para acelerar.

Traseira digna de um cupê com destacado aerofólio, lanternas interligadas e escape poligonal
Traseira digna de um cupê com destacado aerofólio, lanternas interligadas e escape poligonal Traseira digna de um cupê com destacado aerofólio, lanternas interligadas e escape poligonal

Em um teste de uma semana o R7-Autos Carros vai conferir o desempenho da novidade na cidade e na estrada em uma avaliação completa. Por hora, vamos conhecer seis mudanças que o Civic Si traz e que vão (muito) além do visual para você concluir se vale a pena pagar R$ 179,9 mil pela novidade:

Motor 1.5 turbo tem 208cv, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variáveis
Motor 1.5 turbo tem 208cv, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variáveis Motor 1.5 turbo tem 208cv, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variáveis

Motor: Diferente do motor usado no sedã que é um 2.0 aspirado flex de 155cv, o novo Civic Si traz o melhor propulsor da linha Honda. Entra em ação o 1.5 turbo de 208cv e 26,5kgfm com injeção direta movido a gasolina. Este propulsor foi lançado mundialmente em 2013 e hoje é oferecido no CR-V e HR-V Touring mas nesta nova versão ganhou intercooler ampliado e mudanças na turbina para melhorar seu rendimento. 

Carroceria cupê: a elegância das linhas esportivas também fazem a diferença no novo Civic Si. Grade em preto brilhante integrada aos farois full LED, as rodas com desenho exclusivo na cor preto fosco calçada com pneus Goodyear F1 235/40 R18 combinam com a traseira curta com as lanternas integradas em uma peça única e destaque para o grande aerofólio e a saída do escapamento em formato poligaonal fazem a diferença. 

Publicidade
Interior com bancos esportivos com o emblema "Si", largo console e pedaleiras de alumínio
Interior com bancos esportivos com o emblema "Si", largo console e pedaleiras de alumínio Interior com bancos esportivos com o emblema "Si", largo console e pedaleiras de alumínio

Interior de carro esportivo: justiça seja feita, o sedã já tem linhas bastante arrojadas mas no Si a proposta vai além. Os bancos em formato concha, inteiriços, em tecido e com o logotipo bordado combinam com pedaleiras de alumínio e detalhes do painel com acabamento exclusivo. O cluster é digital com elementos na cor vermelha ganha novos contornos ao acionar o modo "Sport" no console central. 

Suspensão aprimorada: com direção elétrica adaptativa de respostas rápidas o Civic Si traz uma receita que entrega esportividade. Na dianteira o conjunto é MacPherson com multi-link na traseira porém amortecedores tem calibração específica, as molas são mais firmes e as barras estabilizadoras estão mais rígidas na frente (30%) e na traseira (60%). Há ainda diferencial de deslizamento limitado para maior controle, buchas sólidas e braços de controle diferentes do Civic sedã nacional. Apesar da suposta dureza, o Civic é dócil no uso cotidiano.

Publicidade

Câmbio mais curto: a fórmula do câmbio manual está mantida o que é ótima notícia e na versão 2020 o Civic Si tem relações 6% mais curtas. A alavanca está próxima do condutor e tem dimensão reduzida, toque metálico frio e engates bem precisos para explorar os 208cv do esportivo em seis relações.

Alavanca curta com seis marchas de engates bem precisos compõem a "receita" do Civic Si
Alavanca curta com seis marchas de engates bem precisos compõem a "receita" do Civic Si Alavanca curta com seis marchas de engates bem precisos compõem a "receita" do Civic Si

Modo esportivo: ao lado direito do câmbio há um botão com a sugestiva palavra "Sport". Ao acioná-la, o grafismo do painel muda e ganha contornos avermelhados. Ao guiar o carro a direção parece mais dura e o conjunto mecânico mais responsivo. O ronco do motor chega com mais destaque à cabine pelos 10 alto-falantes ressonando a esperada música para embalar suas vigorosas acelerações.

No final desta semana o R7-Autos Carros trará o resultado de todos os testes a bordo do Civic Si após a rodagem em 500km de trechos urbanos e rodoviários.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.