Autos Carros Hyundai incentiva clubes de fãs da marca e já soma 120 mil membros

Hyundai incentiva clubes de fãs da marca e já soma 120 mil membros

Já existem 13 clubes de alcance nacional para fãs dos modelos HB20 e Creta, fabricados no país

  • Autos Carros | Marcos Camargo Jr

Marcos Camargo Jr

A Hyundai Motor Brasil já produziu pouco mais de 1,2 milhão de veículos no país das linhas HB20 e Creta. Neste intervalo a empresa incentivou o relacionamento direto com clubes de fãs dos modelos produzidos localmente. A iniciativa já abrange 120 mil proprietários de veículos Hyundai em 13 clubes que se reúnem (hoje em pequenos grupos devido à pandemia) para trocar informações e experiências com os veículos.

Creta já teve mais de 200 mil unidades produzidas no país

Creta já teve mais de 200 mil unidades produzidas no país

Marcos Camargo Jr

"A historia dos clubes com a Hyundai começa pelo HB20, já em 2012, quando foi formado o primeiro grupo. Foi um um movimento espontâneo, traduzido em ações simbólicas com os clubes que são uma espécie de laboratorio, tubo de ensaio e dessa liberdade a gente traz muitos insights que vão para a área de pesquisa e Desenvolvimento", diz Jan Telecki, diretor de marketing da Hyundai no Brasil em entrevista ao R7.

Marcos Camargo Jr

Segundo o executivo a experiência de troca de informações entre os membros tem participação da montadora "como ouvinte" que se traduz em ações concretas de melhoria dos produtos e também dos serviços oferecidos aos clientes nas revendas. "Muitas informações nos ajudam no desenvolvimento de acessórios por exemplo. No caso do Creta vimos que o consumidor busca itens de conveniência interna, itens para o transporte do pet dentro do carro e também novidades como o teto biton que são sugestões que vieram pelos clubes de fãs da marca", diz Telecki.

A presença feminina também se destaca nesta iniciativa. No caso do HB20 há um grupo só de mulheres que tem 3.000 associadas. Na agenda desse programa estão encontros regionais e até nacionais, que em 2020 só não ocorreram por conta da pandemia do novo coronavírus. Como forma alternativa, o Clube do Creta fez uma pequena exposição no evento AutoShow, realizado tradicionalmente aos domingos em São Paulo. Outra iniciativa interessante é a participação dos clubes nos eventos de lançamento da marca: em 2019 os diversos clubes de HB20 estiveram presentes no lançamento da nova geração do HB20 na Bahia.

Diogenes Oliveira lidera a iniciativa do Creta Clube que tem reconhecimento oficial da marca

Diogenes Oliveira lidera a iniciativa do Creta Clube que tem reconhecimento oficial da marca

AutoShow reprodução

"Recebemos o reconhecimento da Hyundai pela iniciativa, já tivemos a oportunidade de visitar a fábrica em Piracicaba e organizamos diversos eventos o que é muito positivo para nós", diz Diógenes Oliveira, líder do Clube do Creta. 

HB20 também tem clubes espalhados por todo o país

HB20 também tem clubes espalhados por todo o país

Marcos Camargo Jr

Mesmo sem a oportunidade de participar de grandes eventos, o grupo é acompanhado de perto pela Hyundai Motor o que não é comum entre as montadoras que geralmente tem contato com clubes por conta da história que eles carregam com acervo de carros antigos. Se depender da Hyundai, a semente já foi plantada.

Últimas