Resumindo a Notícia
- Carros elétricos terão 10% de mercado dentro de oito anos
- Brasil emplacou apenas 19.745 veículos elétricos, um aumento de 66,5% em relação a 2019
- Atualmente, só as montadoras têm estrutura e treinamento para os reparadores
- Cerca de 1200 alunos já buscaram conteúdo sobre carros híbridos e elétricos
Atualmente, só as montadoras têm estrutura e treinamento para os reparadores
Internet/ReproduçãoAs vendas de veículos elétricos ainda são tímidas no mercado brasileiro mas vem crescendo de forma desigual em relação aos modelos a combustão. segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o Brasil emplacou apenas 19.745 veículos elétricos, um aumento de 66,5% em relação a 2019.
CHEVROLET BOLT ELÉTRICO custa 4 vezes um Onix 1.0 ou 2 Tracker - 203cv e 480km de autonomia: VALE? Veja o vídeo!
Estima-se que dentro de oito anos sejam cerca de 10% do mercado o que daria hoje algo em torno de 200.000 unidades que vão demandar revisões periódicas e profissionais qualificados. Atualmente, só as montadoras têm estrutura e treinamento para os reparadores e será um grande desafio encontrar mecânicos habilitados a reparar capacitores, motores e outos sistemas dos carros elétricos e híbridos.
"Essa demanda que hoje parece tímida na verdade esconde uma necessidade que está batendo à porta", alerta Valdeci Arrais, engenheiro elétrico
Internet/Reprodução"Essa demanda que hoje parece tímida na verdade esconde uma necessidade que está batendo à porta", alerta Valdeci Arrais, engenheiro elétrico que tem 35 anos de experiência no segmento automotivo e lançou um curso online para qualificar mecânicos na reparação dos novos modelos. Atualmente, todas as marcas premium do mercado como BMW, Mercedes Benz, Audi, Volvo, Mini, Lexus além da Toyota, Nissan, Nisssan, Chevrolet e Caoa Chery oferecem parte do seu portfólio híbrido ou elétrico.
Assunto novo? Nem tanto
Por conta da pandemia, Arrais e Flex Company Treinamentos optaram em transformar o curso que antes era presencial em EAD.
NOVO ZOE ELÉTRICO TEM TAMANHO DE 1 SANDERO E CUSTA O PREÇO DE 3! Vale a pena por R$ 220 mil? Veja o vídeo!
A Flex Company, desde 2013 desenvolve conteúdo acesssível aos profissionais de diversos setores. "O foco está nos profissionais de reparação mas também gestores de frota públicas e privadas, investidores e empresários além de profissionais de educação e envolvidos em logística e na cadeia de suprimentos pois há uma nova lógica envolvida neste conteúdo".
Atualmente, todas as marcas premium do mercado oferecem parte do seu portfólio híbrido ou elétrico
Internet/ReproduçãoArrais já ministrou treinamentos para cerca de 1200 alunos interessados em conteúdo sobre carros híbridos e elétricos. "Em mecanismos de busca identificamos o interesse dos profissionais do setor em conteúdo técnico a respeito do assunto e foi disponibilizado um conteúdo inicial 100% gratuito em três datas voltado especificamente a quem quer conhecer mais sobre esse tema que impacta toda a mobilidade", explica Francisco Almeida, diretor da Flex Company.
Conteúdo técnico
De olho nestas oportunidades, Arrais montou uma estratégia de aproximação com entidades e chegou a criar o instituto Autoespectron que pode nortear novas iniciativas em educação e treinamento de mecânicos e profissionais do setor automotivo.
Audi RS e-tron GT: elétrico de quase R$ 1 MILHÃO com 646cv e mais de 100 mil em opcionais. Veja o vídeo!
"Ao aderir o aluno vai aprender a identificar veículos híbridos e elétricos, sua arquitetura, características da propulsão além do aprendizado sobre tecnologia em armazenamento de energia, segurança e procedimentos de trabalho além de sustentabilidade e gerenciamento eficiente", explica Arrais. As aulas disponibilizadas pela plataforma online podem ser assistidas conforme o tempo do aluno.
Brasil emplacou apenas 19.745 veículos elétricos em relação a 2019
Internet/ReproduçãoSegundo o profissional, este conhecimento específico terá uma grande demanda que já começa a aparecer nas chamadas "oficinas premium", que fazem revisão preventiva em modelos das marcas alemãs além dos carros elétricos já vendidos no mercado como Nissan Leaf, Chevrolet Bolt e Renault Zoe. "São modelos que já contam mais de um milhar de unidades vendidas somando todas as opções e devemos considerar que desde 2018, ou seja, quatro anos, já temos modelos que demandam revisão do sistema elétrico, controle de tração, revisão de bateriais entre outros componentes e nem citamos versões híbridas como o Ford Fusion e o Toyota Prius oferecidos no país há cinco anos e já não estão em concessionárias demandando atenção dos mecânicos quanto ao sistema", finaliza.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.