Ala ideológica de volta ao Palácio do Planalto

Onyx Lorenzoni assume a Secretaria Geral, a prefeitura da sede do Governo

Onyx é um dos grandes aliados de Bolsonaro

Onyx é um dos grandes aliados de Bolsonaro

Isac Nóbrega/PR

Um ano e sete dias depois de deixar a Casa Civil e assumir o Ministério da Cidadania, Onyx Lorenzoni ganha nova chance como Ministro Palaciano - uma referência aos auxiliares de Jair Bolsonaro que despacham no Palácio do Planalto, sede do Governo Federal.

Onyx Lorenzoni, é considerado um aliado fiel do presidente e mesmo após perder um dos principais cargos do Governo, a Casa Civil, continuou na defesa de Bolsonaro. Acabou, devido a pandemia, tendo função central novamente no pagamento do auxílio emergencial. Durante a posse no novo cargo, comemorou o novo cadastro único, atualizado e agora com 127 milhões de pessoas.

A Secretaria Geral é uma espécie de prefeitura do Palácio do Planalto, cuida do funcionamento de todo o prédio, mas também abriga a Secretaria de Assuntos Jurídicos, a SAJ, por onde passam todos os atos do Governo.

A SAJ é uma função estratégica no Palácio do Planalto, se cogitou, na nova configuração retirar a Secretaria da pasta, mas isso não ocorreu até o momento.

Onyx volta ao Palácio do Planalto com forte apoio da ala ideológica do Governo que estava ressentida, sem nenhum representante muito próximo ao presidente. Um forte integrante da ala ideológica afirmou ao Blog que eles precisavam se organizar melhor, ter nomes para indicar para funções chave do Governo.

A volta do Ministro para o Palácio do Planalto, foi noticiada em primeira mão pelo Jornal da Record no dia 26 de Janeiro, quase um mês depois toda mudança foi concretizada por Bolsonaro. A cerimônia estava lotada, lembrava uma festa e teve até sanfoneiro. Teve corre corre também com a ida de Bolsonaro entregar, ao lado de Ministros o Projeto de Lei de Privatização dos Correios. Agora é conferir o fôlego que a proposta vai ter para passar pelo Congresso. É fundamental para Paulo Guedes e os defensores da política econômica liberal que alguma grande estatal seja vendida. Agora efetivamente o Governo tenta vender a Eletrobrás (setor elétrico) e os correios.

Outro Ministro que agora é Palaciano é Fábio Faria das Comunicações.  O Genro do apresentador Silvio Santos que tem longa carreira política,  passou  a ter um gabinete no Palácio do Planalto e é o representante da ala política na sede do Governo.  A ideia é aproximar a comunicação do Presidente Jair Bolsonaro.

Para você que não acompanha o dia a dia do Governo, também despacham no mesmo prédio do Presidente, os Ministros e Generais Braga Neto da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo e Augusto Heleno do Gabinete de Segurança Institucional.

Últimas