Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sete de Setembro: PM de Brasília cadastra 13 grupos pró-Bolsonaro

Polícia antecipa em 48h bloqueio da Esplanada para evitar que Praça dos Três Poderes seja tomada por manifestantes. Operação especial de segurança reúne 29 órgãos dos governos distrital e federal

Christina Lemos|Do R7

Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios: proteção antecipada em 48h.
Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios: proteção antecipada em 48h. Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios: proteção antecipada em 48h.

O esquema especial de bloqueio da região do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto já impede a circulação e o acesso a parte importante da Esplanada dos Ministérios na manhã desta segunda-feira (6).

A interdição foi antecipada para a noite deste domingo (5) para evitar a depredação do patrimônio público e o confronto com a polícia naquela área, por manifestantes que prometem um Sete de Setembro “gigante”, conforme conclamou o presidente Bolsonaro. 

A antecipação foi provocada pela aglomeração de mais de cem pessoas que protestavam contra a prisão de blogueiros, diante do Ministério da Saúde, na noite deste domingo. A tentativa de descida do grupo de apoiadores do governo até a Praça dos Três Poderes foi barrada pela polícia militar.

O plano original das autoridades do GDF, em acordo com o governo federal, previa a interdição a partir da 0h de terça-feira. A operação especial do Sete de Setembro reúne, desta vez, 29 órgãos dos governos distrital e federal.

Publicidade

As autoridades responsáveis cadastraram 13 grupos pró-governo, que oficialmente se apresentaram para o acerto sobre o esquema de segurança. Eles poderão se concentrar diante da Biblioteca Nacional, desde que passem por barreiras para detecção de material proibido, instaladas na região. Para cavalos, motocicletas e ônibus de caravanas, foi destinado o estacionamento da área do Teatro Nacional. 

A concentração dos manifestantes contrários ao governo ocorrerá a mais de 13 km da Esplanada, junto à Torre de Televisão. O distanciamento entre os grupos visa prevenir confrontos.

Publicidade

Estão proibidos na Esplanada os seguintes materiais, sujeitos à coleta e confisco pela polícia:

- Fogos de artifício e similares

Publicidade

– Armas em geral

– Apontador a laser ou similares

– Artefatos explosivos

– Sprays e aerossóis

– Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes etc

– Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade

– Garrafas de vidro e latas

– Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo

– Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira

– Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo

– Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.