Qual é o seu perfil de empreendedor?

Reprodução

Empreender nos dias de hoje é uma atitude que requer muita determinação, propósito e visão. Essas são características que a maioria dos empreendedores apresenta, assim como o otimismo, persistência, capacidade de enxergar soluções e de liderar equipes, entre outras.

Mesmo com características em comum, cada empreendedor possui seu próprio perfil comportamental, com pontos fracos e pontos fortes e diferentes motivações e características.

Muitos empreendedores cometem o erro de não exercitar o autoconhecimento e acabam por não compreender qual é o seu próprio perfil comportamental. Isso, no entanto, pode trazer diversos problemas e dificuldades para a gestão de um negócio.

Para te ajudar a não cometer esse erro na sua jornada no empreendedorismo, vou te apresentar os quatros principais perfis comportamentais dos empreendedores para que você possa entender em qual deles você se encaixa e, assim, potencializar seus resultados!

Segue a leitura!

A importância de conhecer seu perfil como empreendedor

Você já parou para pensar no que te levou a ser um empreendedor? Quais desejos, objetivos e motivações te inspiram? E você conhece as suas principais qualidades e defeitos?

Tudo isso está diretamente ligado à forma como você gerencia o seu negócio e aos resultados que vai atingir. A partir do momento em que você conhece o seu próprio perfil, é possível direcionar melhor seus esforços, expandir suas possibilidades de melhoria e selecionar colaboradores de maneira mais assertiva.

Ao compreender suas qualidades como indivíduo e como profissional, você vai saber onde esses pontos fortes podem ser aplicados na sua empresa. O mesmo vale para seus defeitos. Quando você compreende suas dificuldades e pontos fracos, entende o que falta no seu negócio e pode se empenhar no seu desenvolvimento pessoal, além de recrutar parceiros e colaboradores que tenham as competências e habilidades que você ainda não possui.

Não existe um único jeito certo de empreender. Existem jeitos diferentes e todos eles podem levar ao sucesso, se bem aplicados.

Os quatro perfis de um empreendedor

1. O empreendedor inovador

O empreendedor inovador é aquele que, mesmo sem muita experiência de mercado, compreende quais são as necessidades do público-alvo e é capaz de criar soluções criativas e inovadoras para atender essas necessidades.

Esse perfil gosta de pensar fora do convencional e busca sempre transformar o mercado com soluções que, ao mesmo tempo em que fogem do óbvio, simplificam a vida dos consumidores.

Algumas características do perfil inovador:

● Questionador, inventivo e curioso;

● Sempre disposto a sair da zona de conforto;

● Habilidade para o raciocínio lógico;

● Muitas vezes, tem dificuldade em lidar com as burocracias financeiras e administrativas do negócio e, portanto, deve se aliar a parceiros e colaboradores que tenham experiência de mercado.

2. O empreendedor independente

O empreendedor independente (ou autônomo) é aquele que já tem uma grande jornada no empreendedorismo mas ainda não tem conhecimento formal e, muitas vezes, não tem uma empresa regularizada.

A maior motivação do empreendedor independente é fazer acontecer e buscar uma renda fixa. Geralmente, ele tem uma grande habilidade de vender, se comunicar com os clientes e enxergar as oportunidades e tendências de mercado.

O maior desafio desse empreendedor é a gestão formal do negócio. Recursos como ferramentas de organização financeira, gestão de tempo e planejamento de negócio podem ajudar esse perfil a profissionalizar mais sua empresa.

3. O empreendedor por necessidade

Esse perfil corresponde ao indivíduo que decide empreender por necessidade de melhorar sua renda mensal e driblar a crise econômica. Esse empreendedor ainda não tem muito conhecimento técnico, mas tem desejo ávido por aprender mais sobre o mercado, sobre planejamento financeiro e sobre gestão de empresas.

A maior qualidade desse perfil empreendedor é a crença no trabalho duro e na dedicação. Apesar de empreender por necessidade financeira, ele é capaz de enxergar oportunidades e lacunas no mercado.

Uma possibilidade para o empreendedor por necessidade é se aliar a parceiros e investidores que acreditem no seu propósito e estejam dispostos a custear a abertura do negócio.

4. Empreendedor de oportunidade

O empreendedor de oportunidade é aquele que identificou uma lacuna no mercado e decidiu empreender nesse segmento. Ele identifica uma série de problemas, escolhe um e busca oferecer soluções para o público-alvo.

A principal motivação para o investimento no negócio é a possibilidade de crescimento. Esse perfil tem paixão pelo empreendedorismo, grande habilidade comunicativa e, por isso, caso necessário, tem mais facilidade de encontrar investidores que estejam dispostos a custear o negócio.

O maior desafio do empreendedor de oportunidade é ter cautela e calma no desenvolvimento do negócio. Por ter muito entusiasmo, pode correr o risco de não calcular bem seus passos e se arriscar demais.

E aí, conseguiu identificar o seu perfil? Depois de compreender seus pontos fortes e fracos, é hora de investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional e potencializar os resultados da sua empresa!

Últimas