Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avião da United declara emergência ao perder dados de altitude e velocidade 

Boeing 767-300 voava de Newark a Londres e precisou ser guiado pelo Controle de Tráfego Aéreo para retornar ao aeroporto de origem

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Boeing 767-300 da United semelhante ao da ocorrência
Boeing 767-300 da United semelhante ao da ocorrência Boeing 767-300 da United semelhante ao da ocorrência

Um Boeing 767-300 da United Airlines que decolou de Newark, nos Estados Unidos, para Londres Heathrow, no Reino Unido, precisou declarar emergência quando já estava no ar.

A aeronave, de matrícula N663UA, realizava o UA-940 com 228 pessoas a bordo.

A decolagem ocorreu na pista 22R de Newark. A tripulação recebeu autorização para subir a 17 mil pés e seguir rumo ao waypoint Merit. Waypoint é uma localização geográfica virtual especificada, usada para definir uma rota de navegação.

Nesse instante, uma pane nos equipamentos fez o avião perder todas as informações de navegação, e a subida foi interrompida aos 14 mil pés.

Publicidade

Os pilotos solicitaram vetores enquanto tentavam ao mesmo tempo restabelecer o funcionamento dos instrumentos. O pedido por vetores acontece quando a tripulação solicita orientação de altitude e velocidade ao Controle de Tráfego Aéreo (ATC) para rumar para a pista do aeroporto.

Sem conseguir resolver a falha, o comandante declarou emergência e despejou combustível antes de retornar a Newark. Isso ocorre porque os aviões possuem um peso máximo estipulado para pouso, sob o risco de comprometer a estrutura do avião. Como a pane ocorreu logo após a decolagem, os tanques estavam cheios e a aeronave, pesada.

Publicidade

A aproximação aconteceu por ILS (Instrument Lnading System) e o pouso ocorreu com segurança na pista 22L, cerca de 50 minutos após a decolagem.

Um Boeing 767-300 substituto com registro N672UA chegou a Londres com um atraso de três horas, como informa o Aviation Herald.

Publicidade

A aeronave da ocorrência permaneceu no solo, em Newark, por cerca de nove horas, depois voltou ao serviço.

Veja abaixo o percurso feito pelo avião da United no mapa com informações da plataforma de monitoramento de voos AirNav RadarBox:

Rota percorrida pelo Boeing 767 da United Airlines
Rota percorrida pelo Boeing 767 da United Airlines Rota percorrida pelo Boeing 767 da United Airlines

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.