Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Boeing decola, passa a metros de avião de pequeno porte e quase bate

Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos investiga incidente próximo ao Aeroporto de Orlando. Aeronave da Delta e Cessna 172 estiveram a menos de 500 metros uma da outra

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Avião de passageiros passou a menos de 500m de distância de aeronave de pequeno porte
Avião de passageiros passou a menos de 500m de distância de aeronave de pequeno porte Avião de passageiros passou a menos de 500m de distância de aeronave de pequeno porte

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) está investigando a aproximação extrema entre dois aviões em um dos aeroportos mais movimentados do país.

A agência disse que um Cessna 172 e um voo da Delta Air Lines passaram "próximos" um do outro depois de deixarem o Aeroporto Internacional de Orlando no último 17 de agosto.

Informações preliminares da FAA mostram que os aviões chegaram a menos de 500 metros horizontalmente e 500 pés verticalmente.

Malik Clarke, o piloto do Cessna, disse à ABC News que estava seguindo as instruções do controle de tráfego aéreo para seguir para o leste quando viu o avião da Delta na pista.

Publicidade

"Pensamos que tinha pousado porque achamos que não havia como os controladores de tráfego aéreo nos colocarem em uma situação como essa", disse Clarke em entrevista à ABC News.

Quando viu o avião da Delta decolando, Clarke disse que sabia que precisava reagir.

Publicidade

"Eu sabia que isso não parecia certo", disse Clarke. "Então, imediatamente virei à direita e subi o mais fundo que pude porque o Boeing 757 da Delta tem uma taxa de subida muito maior do que a aeronave que eu estava pilotando."

Clarke disse que tinha acabado de trocar de frequência [do rádio] e não estava em contato com o controle de tráfego aéreo quando o avião da Delta passou por baixo de sua aeronave.

Publicidade

Vídeo postado nas redes sociais por Clarke, gravado do cockpit, mostra o avião da Delta passando abaixo, bem perto da pequena aeronave. Os pilotos de ambas as aeronaves relataram ter a outra à vista, disse a FAA.

A Delta disse estar "consciente" dos relatos do incidente, dizendo que "nada é mais importante do que a segurança".

A Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo, o sindicato que representa o controle de tráfego aéreo (ATC), disse que não comenta as investigações em andamento da FAA.

O Aeroporto Internacional de Orlando não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da ABC News.

Assista ao vídeo abaixo:

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.