IATA anuncia companhias que aderiram ao programa de fortalecimento na segurança aérea
Proposta foi desenvolvida em consulta com membros da Associação do Transporte Aéreo Internacional e comunidade aeronáutica para apoiar executivos da aviação à evolução de uma cultura de segurança positiva
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou o lançamento do Safety Leadership Charter da IATA durante sua Conferência Mundial de Segurança e Operações, realizada em Hanói, Vietnã. Líderes de segurança de mais de 20 companhias aéreas são os primeiros signatários:
O Safety Leadership Charter tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança organizacional por meio do compromisso com oito princípios orientadores de liderança em segurança. Foi desenvolvido em consulta com os membros da IATA e com a comunidade aeronáutica em geral para apoiar os executivos do setor na evolução de uma cultura de segurança positiva em suas organizações.
"A liderança é fundamental. É o fator mais importante que afeta o comportamento de segurança. Ao assinarem o Safety Leadership Charter da IATA, esses líderes do setor estão demonstrando visivelmente seu compromisso com a importância da cultura de segurança em suas próprias companhias aéreas e a necessidade de aprimorar continuamente o trabalho realizado até agora", disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Os Princípios Orientadores de Liderança em Segurança incluem:
Liderar a obrigação de segurança por meio de palavras e ações.
Promover a conscientização sobre segurança entre os funcionários, a equipe de liderança e a diretoria.
Criar uma atmosfera de confiança, em que todos os funcionários se sintam responsáveis pela segurança e sejam incentivados a relatar informações relacionadas à segurança.
Orientar a integração da segurança às estratégias, processos e medidas de desempenho da empresa e criar a capacidade interna de gerenciar e atingir as metas de segurança da organização.
Avaliar e aprimorar regularmente a cultura de segurança organizacional.
"A aviação comercial se beneficiou de mais de 100 anos de avanços em segurança que nos inspiram a elevar ainda mais o nível. O compromisso e a motivação dos líderes da aviação para a melhoria contínua da segurança é um pilar de longa data da aviação comercial que tornou o voo a forma mais segura de viagem de longa distância. A assinatura desta declaração homenageia as conquistas que devem dar a todos a mais alta confiança ao voar e estabelece um lembrete poderoso e oportuno de que nunca podemos ser complacentes com a segurança", disse Nick Careen, vice-presidente sênior de operações, segurança e proteção da IATA.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.