Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

66% dos brasileiros consideram CPI muito importante, aponta pesquisa

DataSenado mostra também que 73% dos brasileiros ficaram sabendo da denúncia de superfaturamento da vacina Covaxin

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Na imagem, sessão da CPI da Covid do Senado
Na imagem, sessão da CPI da Covid do Senado Na imagem, sessão da CPI da Covid do Senado

Pesquisa do Instituto DataSenado, divulgada na última sexta-feira (16), aponta que a CPI da Covid é vista como muito importante para o país por 66% da população. O colegiado é pouco importante para 14% dos brasileiros e nada importante para 19%.

O instituto questionou aos entrevistados se souberam do funcionamento da CPI, instalada oficialmente em 27 de abril e que tem como objetivo investigar a atuação do governo federal no enfrentamento à pandemia e a aplicação de recursos federais por Estados e Municípios – 73% disseram que sim (ante 65% em maio) e 33%, não (contra 24% em maio).

De acordo com a pesquisa, 74% dos brasileiros julgam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como o principal responsável pela demora na compra de vacinas contra a covid-19. Em seguida, estão a Anvisa (8%), Congresso Nacional (6%), governadores (4%), e outros (1%).

Em contrapartida, 22% dos brasileiros consideram que a compra foi feita no momento certo. Segundo a pesquisa, 3% dizem que as vacinas foram adquiridas até mais cedo do que deveriam.

Publicidade

O instituto perguntou, ainda, sobre quais denúncias envolvendo a compra de vacinas contra o coronavírus ficaram sabendo: 73% disseram sobre o superfaturamento da Covaxin, 54% da tentativa de corrupção na compra da AstraZeneca, 28% do caso da CanSino, 5% falaram outras e 3% nenhuma delas.

A pesquisa ouviu 1.741 brasileiros entre os dias 13 e 14 de julho. As amostras, segundo o instituto, são totalmente probabilísticas e têm nível de confiança de 95%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.