Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após acordo, partidos definem mesa da Câmara; veja lista

Novo entendimento amplia participação do bloco derrotado, que havia ficado praticamente sem espaço após decisão de Lira

R7 Planalto|Mariana Londres, de Brasília

Após acordo, partidos definem nomes para mesa da Câmara
Após acordo, partidos definem nomes para mesa da Câmara Após acordo, partidos definem nomes para mesa da Câmara

Após acordo fechado na reunião de líderes desta terça-feira (2), adiada várias vezes enquanto não havia entendimento, os maiores partidos e blocos da Câmara indicaram os nomes dos deputados que concorrerão a cargos na mesa diretora. A votação está marcada para esta quarta-feira (3), às 10h. 

Os indicados pelos partidos, que ainda têm até as 20h desta terça-feira para fazer os registros, serão os deputados abaixo: 

1º Vice: PL, deputado Marcelo Ramos (AM)

2º Vice: PSD, deputado André de Paula (PE)

Publicidade

1º Secretário: PSL, deputado Luciano Bivar (PE)

2º Secretário: PT, deputada Marília Arraes (PE)

Publicidade

3º Secretário: PSB, deputado Marcelo Nilo (BA)

4º Secretário: Republicanos, deputada Rosângela Gomes (RJ)

Publicidade

Pelo acordo fechado, foi ampliado o espaço que será ocupado pelo bloco de oposição a Arthur Lira (PP-AL). O bloco é o que se uniu em torno da candidatura derrotada de Baleia Rossi (MDB-SP), com partidos do centro e da oposição, como o PT. 

Leia também

O bloco perdeu o prazo de registro antes da eleições desta segunda (1º), mas havia sido aceito pelo então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Após ser eleito, Arthur Lira (PP-AL) revogou a decisão anterior de Maia e desconsiderou a formação do bloco. Com a decisão, mudou a proporcionalidade dos blocos, e com a nova distribuição o bloco de Baleia e a oposição ficariam com apenas um cargo na mesa. Agora terão dois, o do PT e o do PSB. 

Durante toda esta terça-feira, após um mal-estar com a decisão de Lira, houve reuniões na Casa e o PDT recorreu ao STF. A reunião de líderes, que inicialmente estava marcada para as 14h, foi adiada para 15h e depois para 17h, quando finalmente ocorreu.

Após a reunião, o clima na Casa já era outro. Integrantes do bloco de Baleia e da oposição ficaram satisfeitos com o acordo oferecido por Lira. As quatro suplências ficarão divididas entre o bloco de Lira e Baleia, com dois cargos para cada bloco.

Lira foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (1º), com 302 votos, em primeiro turno. Seu primeiro ato foi a anulação do bloco de seu principal adversário na disputa, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.