Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após fala de Guedes, chanceler conversa com embaixador da China

Ministro da Economia disse que “chinês inventou o vírus” da covid-19 e que as vacinas são menos efetivas que as dos Estados Unidos

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Yang Wanming e Carlos França, em foto de 2019
Yang Wanming e Carlos França, em foto de 2019 Yang Wanming e Carlos França, em foto de 2019

Após declarações do ministro Paulo Guedes (Economia) sobre a covid-19, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, conversou por telefone nesta quarta-feira (28) com o embaixador da China em Brasília, Yang Wanming.

A conversa foi divulgada pelo embaixador nas redes sociais. “Concordamos em reforçar ainda mais a confiança política mútua num ambiente sadio e amigável, implementar os consensos entre os chanceleres, e continuar a nossa parceria de vacinas”, afirmou Wanming.

Guedes x China

No dia anterior, o ministro Paulo Guedes afirmou durante reunião do Conselho de Saúde Suplementar que “o chinês inventou o vírus” da covid-19 e que as vacinas desenvolvidas pela China são menos efetivas que aquelas desenvolvidas pelos Estados Unidos.

Publicidade

Após repercussão negativa, Guedes disse que usou ‘imagem infeliz’. “Eu estava em uma reunião interna e estávamos falando sobre a necessidade de o setor privado nos ajudar no combate à pandemia”, justificou.

Ainda na terça, o embaixador da China em Brasília rebateu o ministro e pontuou a importância do país asiático no combate à covid-19. "Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial", escreveu, em suas redes sociais, sem citar Guedes nominalmente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.