Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Autor prepara nova PEC da prisão em segunda instância

Deputado Alex Manente (Cidadania-SP) colhe assinaturas para transformar a segunda instância em trânsito em julgado 

R7 Planalto|Mariana Londres, de Brasília

Alex Manente prepara nova PEC da prisão após segunda instância
Alex Manente prepara nova PEC da prisão após segunda instância Alex Manente prepara nova PEC da prisão após segunda instância

O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) autor da PEC da prisão após condenação em segunda instância (470/2019) prepara nova PEC para apensar (incluir) à atual. O parlamentar já colheu 120 das 170 assinaturas necessárias para apresentar o novo texto e pretende finalizar a coleta nesta terça-feira (12) para que já possa ser votada na semana que vem. No novo texto, a segunda instância será transformada em trânsito em julgado, com extinção de recursos especiais e extraordinários para instâncias superiores. Para isso, altera artigos 102 e 105 da Constituição Federal.

— Nossa intenção é agregar no apensamento da 410 para poder falar do sistema recursal brasileiro e trazer o trânsito em julgado como segunda instância, definir que o trânsito em julgado será em segunda instância acabando assim com os recursos especiais e extraordinários, mas essas assinaturas estão sendo coletadas e queremos que sejam finalizadas ainda hoje para dar tempo de apensar na 410, por isso não vamos abrir mão da aprovação da 410. 

O objetivo do deputado é reduzir a judicialização da matéria e ampliar as chances de aprovação em plenário. 

— Continuamos convictos que não estamos alterando a cláusula pétrea na 410, o núcleo essencial da presunção de inocência está mantido, o que nós mudamos é o entendimento que é necessário definir qual o sistema recursal com o fim da questão de protelar o cumprimento de pena. Pode ser apensada para fazer uma comissão especial com mais robustez. Para os que são contrários possam se tornar favoráveis. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.