Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara já tem 8 projetos sobre regras de segurança em barragens

Deputados e senadores também discutem instalação de CPI para investigar rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho

R7 Planalto|Paulo Lima, do R7

Parlamentares articulam CPI para investigar rompimento da barragem da Vale
Parlamentares articulam CPI para investigar rompimento da barragem da Vale Parlamentares articulam CPI para investigar rompimento da barragem da Vale

Além do pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), oito projetos de lei e cinco requerimentos relacionados ao rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), foram apresentados na Câmara dos Deputados pela nova legislatura.

Grupo de dez acionistas pede que conselho da Vale demita diretoria

Os projetos de lei apresentados propõem mudanças na Política Nacional de Segurança de Barragens, com alterações nas regras para construção e desativação de represas de rejeitos de mineração.

Brumadinho pode ter surto de dengue e febre amarela, diz Fiocruz

Publicidade

O deputado Rogério Coreia (PT-MG), por exemplo quer o fim do método de alteamento a montante na construção, que foi usado na construção da barragem, em Brumadinho. Nesse método, a barragem vai sendo formada em cima do próprio rejeito. Após o desastre, a Vale anunciou que vai desativar as represas que têm o sistema de alteamento a montante.

O pedido de CPI foi feito pela deputada Joice Hasselman (PSL-SP). A parlamentar já coletou mais de 200 assinaturas das 171 necessárias para a instalação da Comissão.

Publicidade

Os cinco requerimentos propõem a criação de comissões para rever as normas de construção de barragens no país. Quatro dias após o rompimento, em Brumadinho, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, criou uma comissão para fazer um diagnóstico da situação das represas de rejeitos de minérios no país.

Senado

O Senado também poderá ter uma CPI para investigar o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. O senador Otto Alencar (PSD-BA), disse que já existe acordo para reunir o mínimo de 27 assinaturas necessárias para que a Comissão seja instalada. Já o senador Elmano Férrer (Pode-PI) anunciou que vai pedir que o projeto que discute as regras para aumentar o nível de segurança das barragens volte a ser analisado pela Casa.

undefined
undefined undefined

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.