R7 Planalto CPI da Covid volta a se reunir na quinta para votar requerimentos 

CPI da Covid volta a se reunir na quinta para votar requerimentos 

Comissão foi instalada nesta terça (27) e teve eleição do presidente, Omar Aziz, e indicação do relator, Renan Calheiros

  • R7 Planalto | Mariana Londres, de Brasília

Na imagem o presidente da CPI, Omar Aziz, o vice-presidente, Randolfe Rodrigues e o relator, Renan Calheiros

Na imagem o presidente da CPI, Omar Aziz, o vice-presidente, Randolfe Rodrigues e o relator, Renan Calheiros

Adriano Machado/ REUTERS - 27.04.2021

Instalada nesta terça-feira (27), a CPI da Covid se reunirá novamente na quinta-feira (29) às 9h em reunião semi presencial para aprovar o plano de trabalho e votar os requerimentos que serão apresentados pelos senadores.

O prazo para apresentação formal dos requerimentos é até as 10h desta quarta-feira (28). 

O relator Renan Calheiros (MDB-AL) já divulgou hoje os 11 requerimentos que irá apresentar, que incluem a convocação dos quatro ministros da Saúde do governo Bolsonaro: Queiroga, Pazuello, Teich e Mandetta. O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que já há acordo para ouvir o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta na próxima terça-feira

A instalação da CPI da Covid foi uma derrota política para o governo Bolsonaro. O filho 01, senador Flávio Bolsonaro, esteve no colegiado nesta terça e deu entrevista e declarações defendendo o governo e acusando a CPI de usar politicamente as mortes pela pandemia.

Apesar da defesa, o instalação da comissão foi marcada pelas vitórias do grupo independente e de oposição do Senado. Pela composição da comissão, ela deve impor uma série de derrotas ao governo já que dos 11 integrantes, sete são independentes ou da oposição e quatro são alinhados ao governo. 

Antes da instalação a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), aliada do governo, entrou na Justiça para impedir que Renan Calheiros fosse relator, mas a decisão foi derrubada na segunda instância. A CPI tem o aval do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a instalação da comissão após pedido feito pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO).

Últimas