Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo de Lima apoia o Brasil no Conselho de Direitos Humanos 

Brasil sediará a próxima reunião do grupo. Países estiveram reunidos nesta terça em Buenos Aires e vão investigar situação da Venezuela

R7 Planalto|Thiago Nolasco, da Record TV, e Mariana Londres

Onda migratória causada por crise na Venezuela
Onda migratória causada por crise na Venezuela Onda migratória causada por crise na Venezuela

Os representantes brasileiros comemoram o resultado da reunião do Grupo de Lima, que aconteceu nesta terça-feira (23), em Buenos Aires. De acordo com interlocutores do governo, todos os integrantes do grupo expressaram apoio explícito à candidatura do Brasil para o Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Na declaração da reunião, o grupo diz que "repudia a candidatura representada pelo regime ilegítimo de Maduro, em nome da Venezuela, para um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e requerem que, se o país for eleito, o assento seja ocupado pelo governo legítimo da Venezuela. E também expressam seu apoio à candidatura do Brasil para o conselho". 

O grupo também deliberou a criação de mecanismos de investigação da situação na Venezuela, incluindo a colaboração de atores de outros países ou transnacionais. A reunião também teve uma condenação ao Foro de São Paulo (organização que reúne partidos políticos e organizações de esquerda da América Latina e do Caribe para promover a integração latino-americana).

O Brasil sediará a próxima reunião do Grupo de Lima. Integrado por Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Paraguai, Peru e Venezuela, o grupo foi criado há dois anos para adotar uma postura comum frente à crise venezuelana.

O Grupo de Lima, os Estados Unidos e a União Europeia não reconhecem as eleições de 2018 na Venezuela, que deram a vitória a Nicolás Maduro, e apoiam o presidente interino, o líder parlamentar de oposição Juan Guaidó.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.