Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP do compartilhamento de dados com IBGE perde a validade

Com a perda de eficácia, os senadores e deputados detém, agora, a prerrogativa para disciplinar, em até 60 dias, novo texto

R7 Planalto|Plinio Aguiar, do R7*

MP do compartilhamento de dados com IBGE perde a validade
MP do compartilhamento de dados com IBGE perde a validade MP do compartilhamento de dados com IBGE perde a validade

A MP (Medida Provisória) que permitia o compartilhamento de informações cadastrais de usuários de linhas telefônicas com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) perdeu a validade na última sexta-feira (14).

Pela proposta, as empresas de telefonia deveriam repassar relações de nomes, número de telefone e endereços de seus consumidores. O pedido foi feito, segundo o Executivo, pelo próprio IBGE para manter a continuidade de pesquisas antes feitas em visitas domiciliares e agora suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Veja: IBGE abre concurso para mais de 200 mil vagas temporárias para Censo

A matéria foi alvo de representação por parte de partidos junto ao STF (Supremo Tribunal Federal). Em 24 de abril, a ministra Rosa Weber suspendeu a MP, sob a argumentação de que o repasse das informações configura violação do direito à privacidade.

Publicidade

Contudo, a matéria continuou em tramitação no Congresso Nacional. A MP já estava em caráter de urgência, depois de ter tido seu prazo prorrogado. Com a perda de eficácia, os senadores e deputados detém, agora, a prerrogativa para disciplinar, em até 60 dias, novo texto.

*Com informações da Agência Câmara

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.