Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Partidos de oposição apresentam pedido conjunto de impeachment 

Pela primeira vez PT articula pedido de impedimento. Já há 30 protocolados na Câmara. Argumentos são manifestações e enfrentamento à covid-19

R7 Planalto|Mariana Londres, de Brasília

Partidos de oposição apresentam pedido conjunto de impeachment
Partidos de oposição apresentam pedido conjunto de impeachment Partidos de oposição apresentam pedido conjunto de impeachment

O PT, PSOL e o PCdoB, partidos de oposição ao governo na Câmara, entraram com um pedido de impeachment conjunto contra o presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (21).

Os três partidos somam atualmente 71 deputados. 

O documento, protocolado nesta manhã, foi assinado por deputados e senadores dos partidos além de cerca de 400 entidades da sociedade civil e de outros quatro partidos sem representação na Casa: PSTU, PCB, PCO e UP. Já há na Câmara outros 30 pedidos de impeachment, mas este é o primeiro articulado pelo PT, que sofreu o processo de impedimento da presidente Dilma em 2016. 

No pedido, os partidos usam três argumentos principais para o afastamento:

Publicidade

1) Manifestações: apoio e participação direta do Presidente da República em manifestações antidemocráticas e que afrontam a Constituição.

2) Autonomia da PF: "a tentativa de indicação de autoridades da Polícia Federal que estejam submetidas aos desígnios de natureza privada do ocupante da Presidência da República"

3) Enfrentamento à pandemia: "atuação e pronunciamentos temerários e irresponsáveis diante da pandemia de covid-19".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.