Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSB entra com ação para evitar compartilhamento de CNHs

Partido foi ao STF para evitar que Abin, agência de inteligência, tenha dados de documentos de 76 milhões de brasileiros 

R7 Planalto|Mariana Londres, de Brasília

PSB entra com ação para evitar compartilhamento de dados de CNHs
PSB entra com ação para evitar compartilhamento de dados de CNHs PSB entra com ação para evitar compartilhamento de dados de CNHs

O PSB entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para evitar o compartilhamento de dados das CNHs de 76 milhões de brasileiros entre o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência). 

A ação, com pedido de liminar, se baseia em reportagem publicada pelo The Intercept Brasil que diz que a Abin solicitou ao Serpro os dados de 75 milhões de documentos e que receberia mensalmente dados de 1,5 milhão de novas habilitações. 

Para o PSB, a medida é desproporcional por não haver qualquer indício que justifique um órgão de inteligência tratar de uma base de dados sensíveis de brasileiros tão ampla e de forma tão aleatória. "Tal transferência massiva e indiscriminada de dados está sendo operacionalizada sem transparência e à revelia dos titulares dos dados, que não receberam qualquer informação acerca desse compartilhamento, nem qualquer esclarecimento sobre o tratamento a ser realizado pela ABIN. Em verdade, a medida subverte a finalidade para a qual aqueles dados pessoais foram inicialmente coletados, destinando-os a um órgão e a um propósito inteiramente incompatíveis com a finalidade original", diz o partido na ação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.