Modelo encontrada morta fazia parte de esquema de pirâmide

Grupo de beleza concordou em parar com a prática de marketing enganoso e a devolver US$ 80 mil a clientes insatisfeitos

Segundo a Fox News, canal de TV norte-americano, a influencer Alexis Sharkey, encontrada morta em 1º de dezembro, era suspeita de comandar um esquema de pirâmide financeira.

Conforme os investigadores intensificaram a busca por respostas sobre o que aconteceu, descobriram que Alexis atuava como consultora do grupo de beleza Monat, localizado na Flórida e alvo de investigações das autoridades federais.  A empresa é especializada em produtos para cabelos e pele.

A modelo era consultora do grupo de beleza Monat que tem suspeitas de ser um esquema de pirâmide financeira

A modelo era consultora do grupo de beleza Monat que tem suspeitas de ser um esquema de pirâmide financeira

Reprodução/Instagram

Além das suspeitas de esquema de pirâmide, os clientes fizeram outras acusações como de queda de cabelo e irritações na pele decorrente do uso dos produtos.

Em setembro deste ano, a Monat assinou um acordo com o procurador geral do estado da Flórida se comprometendo a parar com a prática de “vendas enganosas” e a devolver US$ 80 mil a clientes insatisfeitos.

A imprensa internacional relata que a modelo também estava passando por uma crise no casamento.  O caso ainda está em aberto, sendo investigado por representantes do Departamento de Polícia da cidade de Houston.

Pirâmides são furadas

É cada vez mais comum ver empresas venderem propostas milagrosas, propondo ganhos elevados e extremamente fáceis. Talvez você conheça alguém que já entrou em contato com uma pirâmide financeira em algum momento da vida, ou você mesmo já tenha sido convidado.

Segundo uma pesquisa do Sebrae com SPC Brasil/CNDL, 11% dos brasileiros já caíram em golpes financeiros, sendo que mais da metade configurava esquema de pirâmide.

Em linhas gerais, a pirâmide financeira é um modelo de negócio que funciona por meio de indicações desenfreadas, ou seja, o vendedor precisa convidar outros membros para participar. Esse esquema se torna insustentável por isso. Muitas vezes, não há um produto envolvido e, quando tem, as informações são muito confusas.

Em uma sociedade onde mais de 13 milhões de brasileiros estão desempregados e 67% têm dívidas, o apelo das pirâmides com frases sedutoras como “tenha retorno milionário em pouco tempo”, “fique rico sem sair de casa”, entre outras, atrai muitas pessoas. O que é uma furada... Aqui no R7 você pode encontrar diversas matérias que trazem dicas importantes para conseguir vencer as dívidas e prosperar sem atalhos, de forma eficiente e inteligente.

É preciso ficar atento aos sinais que caracterizam uma pirâmide financeira

É preciso ficar atento aos sinais que caracterizam uma pirâmide financeira

Depositphotos.com / Megastorm

É importante ressaltar que jamais uma empresa vai se autodeclarar como uma “pirâmide”, elas aparecem com outros nomes que podem servir de fachada. Por isso, é importante sempre desconfiar de propostas que prometem “dinheiro fácil e rápido”. Então, toda vez que receber um convite do tipo, pesquise sobre a empresa, se informe para que não seja enganado.

Agora, se você acha que está sendo vítima ou conhece alguém, é possível fazer a denúncia às polícias civil e federal, ao Ministério Público Federal (que fornece inclsuive uma cartilha sobre o tema), ou ainda, Ministérios Públicos Estaduais.

O cuidado e a informação são os melhores caminhos para se proteger de uma possível armadilha.

Últimas