Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Viralizou: jovem que demitiu irmão mais novo tem atitude exemplar

Yuri montou um contrato para dividir as tarefas domésticas. Alguns dias depois, Nikolas foi atacado por um cachorro e precisou ficar internado na UTI

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury

Ano passado, mais precisamente em 17 de setembro, a empresária Waiane Suzhle, de 30 anos, moradora de Itajaí (SC), não imaginava que uma postagem sobre um desentendimento engraçado entre seus filhos Yuri Perez, de 12 anos, e Nikolas Perez, de 6 anos, a faria ficar conhecida no país inteiro.

Naquela noite, ela notou que seus pequenos estavam discutindo. Em entrevista a este blog, Waiane revelou que quando se aproximou para ouvir o motivo da briga ficou em choque, porque eles estavam negociando uma "rescisão de contrato de trabalho".

"Aqui em casa eles têm suas tarefas bem divididas. Enquanto Yuri, que é o mais velho, me ajuda a recolher as roupas do varal e organizar a pia, por exemplo, Nikolas é responsável por recolher os brinquedos espalhados. Mas, naquela ocasião, meu primogênito teve a brilhante ideia de pagar R$ 5 para que Nikolas realizasse suas tarefas do dia. Eles até fizeram um contrato de trabalho", conta a empresária.

Yuri fez contrato de admissão para irmão mais novo, mas, depois, o demitiu e pediu para que ele "devolvesse todo o salário"
Yuri fez contrato de admissão para irmão mais novo, mas, depois, o demitiu e pediu para que ele "devolvesse todo o salário" Yuri fez contrato de admissão para irmão mais novo, mas, depois, o demitiu e pediu para que ele "devolvesse todo o salário"

O inusitado é que Yuri fiscalizou as atividades do irmão e, ao notar que Nikolas não havia enchido as garrafas de água, afirmou que ele tinha "quebrado o contrato" e o "demitiu". "Então, ele elaborou um novo documento, só que esse de demissão, e também pediu o dinheiro de volta. Nikolas ainda é pequeno demais para alcançar o filtro de água, por isso essa é uma tarefa do Yuri", acrescenta Waiane.

Publicidade

Quando a mãe entrou na discussão, o mais velho disse que estava querendo explicar o que era certo ou errado para o irmão. "Yuri não aceitou minhas broncas e afirmou que estava ensinando o certo para Nikolas, porque havia feito o contrato e estava agindo pela 'lei'. Ainda tive que ouvir que o ensinamento era para quando ele crescesse e entrasse no mercado de trabalho", se recorda.

Toda essa brincadeira viralizou na internet. E a mãe aproveitou o gancho para explicar aos filhos a importância do equilíbrio nas relações de trabalho. "Além disso, depois que postei essa experiência e aconteceu toda a repercussão, cheguei a ser procurada por advogados que mandaram livros de presente para eles".

Publicidade

União entre irmãos

Infelizmente, uma tragédia aconteceu alguns dias depois. Em 26 de setembro, em uma viagem de família, Nikolas foi atacado por um cachorro. "Ele foi mordido no rosto e na cabeça, ficou com múltiplas fraturas no maxilar e cortes profundos. Corremos para o hospital e logo foi internado na UTI", lamenta.

Publicidade
Waiane revela que Yuri é um exemplo para Nikolas e que a união entre os irmãos a deixa muito orgulhosa
Waiane revela que Yuri é um exemplo para Nikolas e que a união entre os irmãos a deixa muito orgulhosa Waiane revela que Yuri é um exemplo para Nikolas e que a união entre os irmãos a deixa muito orgulhosa

Para sua surpresa, Yuri foi quem mais ajudou o irmão nesse período.

"Ele foi o 'remédio' do Nikolas. Eles se falavam por vídeo toda hora, mas, um dia, em um descuido de todos, Yuri entrou escondido na UTI para encontrar o irmão. Ao vê-lo pela primeira vez após o acidente, limpou as lágrimas, o abraçou e disse que ele precisaria ser forte, que tudo ia passar e ele estaria sempre ao seu lado".

O pequeno ainda precisará passar por novas cirurgias nos próximos dias, mas o apoio do irmão o faz ter forças para enfrentar o medo. "Yuri é um exemplo para Nikolas e eu, como mãe, só posso me orgulhar dessa postura", conclui.

Convivência familiar

O exemplo da história desses irmãos reforça a importância de os pais valorizarem a convivência familiar. Segundo Waiane, o segredo para que Nikolas e Yuri permaneçam unidos é a certeza que eles têm pais presentes e que são amados. Além disso, ela reforça que é muito importante que se estabeleça o papel que cada um tem dentro da família.

"Cada um tem sua personalidade, mas buscamos mostrar que respeitamos as diferenças e que cultivamos momentos em família. Outro ponto importante para que os filhos cresçam saudáveis é que eles tenham certeza de que são aceitos da maneira que são", conclui.

Por isso, especialistas explicam que é muito importante prestar atenção nos vínculos que são construídos, para que não se estimule a competitividade entre irmãos. Geralmente, o filho mais velho é referência para o mais novo, mas não significa que isso seja uma regra. Cada família é uma, com suas singularidades e características.

Infelizmente, nos dias de hoje, muitas pessoas sofrem com diferentes problemas familiares. Todos os dias conhecemos casos abomináveis que são estampados nos noticiários.

Por isso, a solução para vencer esse mal e conquistar a felicidade nessa área da vida está em ser exemplo. Muitos erram porque só querem receber quando, na verdade, as melhores atitudes para tranformação da família envolvem dar, ou seja, proporcionar amor, atenção e paciência.

Mesmo que no início pareça não valer a pena, a colheita é certa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.