Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como estão as expectativas dos consumidores para a esperada Black Friday?

Brasileiros estão mais atentos às promoções da data mais esperada do ano no comércio, conhecida pelos grandes descontos

Estúdio News|Do R7

Stela Torres, diretora de crescimento do Melhor Envio, e Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush Brasil
Stela Torres, diretora de crescimento do Melhor Envio, e Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush Brasil Stela Torres, diretora de crescimento do Melhor Envio, e Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush Brasil

O esperado mês da Black Friday chegou e com ele a Copa do Mundo. Especialistas falam sobre as expectativas para a data mais conhecida como sinônimo de oportunidades para vendedores e consumidores de todo o mundo.

Porém o consumidor brasileiro sempre teve receio com relação à Black Friday, devido a algumas empresas se aproveitarem da ocasião para cobrar metade do dobro do preço de seus produtos.

Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush Brasil, concorda que ainda há um certo receio do consumidor, mas acredita que o brasileiro está cada vez mais informado e atento às falsas promoções.

“Dados da Semrush apontam pesquisas que o consumidor ao procurar por melhores ofertas da Black Friday 2022, está realmente buscando por informações que tragam as melhores ofertas e não está mais caindo naquela pegadinha ou naquele anúncio que vai aparecer na hora que ele entrar no site”, afirma Casagrande.

Publicidade

A diretora de crescimento do Melhor Envio, Stela Torres, ressalta que o comércio eletrônico, o e-commerce, ajudou a impulsionar ainda mais a Black Friday no Brasil e que a pandemia contribuiu para que as pessoas se acostumassem a fazer compras online.

“Agora temos uma mescla desses dois cenários, no Melhor Envio a gente percebeu que no ano passado 60% das escolhas em frete foram de fretes expressos, ou seja, o consumidor está comprando online com o frete um pouquinho mais caro, mas que chegue um pouco mais rápido, então com certeza eu acho que essa tecnologia, a internet em si, a forma como a gente se relaciona hoje pela internet mudou muito nosso comportamento de compra”, ressalta Stela.

Publicidade

Erich chamou a atenção, também, para a preocupação do vendedor em se antecipar para esclarecer dúvidas do consumidor e com isso ganhar sua confiança no momento da compra.

“Na página de um determinado produto já tem os detalhes de como funciona o frete, quanto tempo de cancelamento, como realizar a devolução, não é que o vendedor acredita que isso possa acontecer, mas ele está transmitindo a ideia de que aquela página, que aquele e-commerce é confiável para o usuário que tem essa dúvida”, explica o porta-voz da Semrush.

Publicidade

Em ano de Copa do Mundo, os especialistas prospectam um aquecimento ainda maior de vendas na Black Friday não só para o setor de esportes, mas também para outras áreas de seguimentos distintos e ressaltam a importância de as empresas usarem a criatividade e aproveitarem o momento para alavancar suas vendas.

“A gente percebeu que o setor de esportes está anunciando 39% a mais no e-commerce do que em 2021. Entretanto, outras áreas podem sentir que estão competindo em atenção com um assunto que nós brasileiros somos apaixonados que é o futebol, que é a Copa do Mundo, e aí vem da inteligência de você fazer campanhas e criar campanhas que consigam aproveitar um pouco dessa torcida ou dessa temática em prol de vendas”, afirma Erich.

Segundo Stela, o setor da moda foi o que mais vendeu na base do Melhor Envio na Copa passada, mas garante que basta ser criativo para usar a data a seu favor, independente do produto que é oferecido.

“A gente vai ter aí o pessoal comprando uniforme, comprando roupa esportiva no geral, mas dá sim, como o Erich falou, para ser criativo e é muito importante mesmo tentar casar essas duas datas para tirar o máximo de proveito”, finaliza a diretora do Melhor Envio.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Foto: Stela Torres e Erich Casagrande/ Divulgação

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.