Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 85 dias, shoppings reabrem com filas no Rio de Janeiro

Distanciamento social, medição de temperatura e higienização das mãos estão entras a regras impostas para o funcionamento dos estabelecimentos

Rio de Janeiro|Do R7

Funcionários mediram temperatura e higienizaram as mãos de clientes na zona oeste
Funcionários mediram temperatura e higienizaram as mãos de clientes na zona oeste Funcionários mediram temperatura e higienizaram as mãos de clientes na zona oeste

Após 85 dias, os shoppings do município do Rio de Janeiro reabriram nesta quinta-feira (11), às 12h, com novas regras impostas pela prefeitura, como distanciamento social, medição de temperatura e higienização das mãos, devido à pandemia do novo coronavírus.

Por volta de 11h, clientes já aguardavam a autorização para passar pelos portões de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste, onde havia funcionários responsáveis por organizar filas e controlar os acessos.

Leia também

Neste primeiro momento, áreas de convivência, cinemas e teatros permanecem fechados. Não haverá também manobristas nem alugueis de carrinhos de bebês.

Entre as determinações, chamadas de regras de ouro, estão distanciamento de dois metros entre as pessoas, uso de álcool em gel e máscaras, medição de temperatura e liberação de apenas um terço do estacionamento.

Publicidade

Os estabelecimentos receberam um protocolo com as normas obrigatórias, que incluem limpeza e manutenção do ar-condicionado, além de garantia de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para os trabalhadores.

Além disso, o horário de funcionamento dos shoppings foi reduzido para 12h às 20h.

Publicidade

As fiscalizações serão feitas pela Seop (Secretaria de Ordem Pública) e pela Vigilância Sanitária.

A decisão de reabrir os shoppings foi tomada pelo prefeito Marcelo Crivella após reunião com o comitê científico na quarta (10), quando foram constatadas queda na curva de contágio da Covid-19 e oferta de número de leitos maior que a demanda de pacientes.

Publicidade

No entanto, Crivella ressaltou que pessoas com comorbidades e idosos devem permanecer em isolamento.

"Só estamos conseguindo esse avanço por que nossos parâmetros nos balizam, são favoráveis, e pelo fato de a população estar ajudando, seguindo as regras. Contudo, levamos também em conta o impacto do emprego. Temos que pensar em todos os pontos e necessidades", disse o prefeito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.