Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após decisão da Justiça, Cabral deixa presídio no Rio

MPRJ pediu transferência do ex-governador por supostas regalias na cadeia 

Rio de Janeiro|Thaís Silveira, do R7*

Cabral será levado para Curitiba
Cabral será levado para Curitiba Cabral será levado para Curitiba

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral deixou a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio, na tarde desta quinta-feira (18). Cabral será levado para o Complexo Médico Penal, no Paraná, após um pedido do MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio).

A transferência foi autorizada pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, e também pela juíza Caroline Vieira Figueiredo, da 7ª Vara Federal do Rio.

Por volta de 19h, Cabral chegou à base áerea do Galeão, na Ilha do Governador, para embarcar em uma aeronave da Polícia Federal. Ele não estava algemado e carregava uma garrafa de água e uma sacola com pertences. 

O pedido de transferência do MPRJ foi motivado por supostas regalias que o ex-governador estaria recebendo na Cadeia Pública José Frederico Marques.

Publicidade

Na ação, os promotores destacaram que "o desrespeito às regras do presídio incluíram a tentativa de instalação de uma 'videoteca', que constituía uma espécie de sala de cinema, dotada de equipamento de 'home theater' e acervo de DVDs que foram objeto de suposta doação e direcionados imediatamente ao alcance do local que abrigava o ex-governador".

Além disso, uma vistoria na cela de Cabral e de outros presos das operações Calicute encontrou colchões em padrão superior aos distribuídos pela Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), filtros de água padronizados, instrumentos de musculação, alimentos in natura, "produtos de delicatessen" como queijos, frios e quitutes de bacalhau, chaleira elétrica, e farta quantidade de medicamentos.

Publicidade

O órgão também pediu o afastamento do secretário de Administração Penitenciária, coronel Erir Ribeiro, além de outros cinco servidores da pasta.

Os promotores alegaram que Cabral ainda desfruta de regalias como as verificadas pelo MPRJ no Complexo de Gericinó, em Bangu, onde o ex-governador esteve preso entre novembro de 2016 e maio de 2017. 

Publicidade

A defesa de Cabral confirmou que vai recorrer das decisões. 

Condenações

Réu em 20 ações penais ligadas à Lava Jato, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral já foi condenado em quatro processos. Ao todo, as penas somam 87 anos de reclusão. 

*Sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.