Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aquário do Rio terá tubarão 'que anda' e visitantes vão poder mergulhar com espécie

Tubarões-bambu devem chegar no fim do mês para que animais se adaptem até inauguração

Rio de Janeiro|

No fim do mês, 20 tubarões-bambu desembarcarão no Aeroporto Internacional do Rio, vindos da Indonésia. A viagem deve demorar 20 horas. Os animais virão ensacados na área de cargas de um voo comercial. Eles serão exibidos no futuro AquaRio, anunciado pela prefeitura como o maior aquário da América do Sul. A previsão oficial é de que o aquário será inaugurado em julho, antes da Olimpíada. Mas há dúvidas se o prazo é viável para a adaptação dos animais marinhos que estão sendo trazidos para a cidade.

Criados em cativeiro, os tubarões-bambu têm coloração marrom, com manchas brancas e pretas. A vinda para o Rio segue o planejamento montado pelo biólogo marinho Marcelo Szpilman, diretor do aquário.

Szpilman conta que cada tubarão-bambu virá embalado em três sacolas plásticas, para evitar o vazamento de água. As sacolas serão preenchidas com 2/5 de água. O restante do espaço será ocupado por oxigênio. As sacolas serão acondicionadas dentro de caixas de isopor.

— A viagem dos tubarões-bambu será tranquila, pois eles são bentônicos, espécies que não ficam nadando o tempo todo —, disse o biólogo.

Publicidade

O bambu é conhecido como "tubarão que anda", por causa da sua maneira de se locomover no mar. Os exemplares que chegarão ao Rio medem de 20 a 60 cm de comprimento. São filhotes ou de tamanho médio. Os visitantes do aquário poderão tocar os tubarões menores, que ficarão em tanques de dimensões reduzidas. Quem pagar um valor a mais além do ingresso poderá até mergulhar com os maiores, que ficarão no "grande tanque oceânico", de 7 m de profundidade e 3,5 milhões de litros de água salgada. Os aventureiros vão mergulhar sem grades nem cabines.

— Os tubarões não oferecem risco. Para cada duas pessoas (dentro da água), haverá um instrutor do aquário como guia.

Publicidade

O tubarão-bambu é uma espécie exótica, encontrada nos recifes de coral dos oceanos Índico e Pacífico, e chegam a viver até 40 anos. Podem custar de R$ 1 mil a R$ 12 mil. Segundo o biólogo, a ideia é que outras espécies de tubarão povoem o aquário, como o tubarão mangona, o tubarão-zebra e o tubarão-lambaru. A previsão era de que o aquário fosse inaugurado com 8 mil animais (95% vindos da costa brasileira e o restante do exterior). Mas Szpilman estima que será aberto com 3.200, pois ainda não foram acertadas as compras dos peixes inicialmente previstos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.