Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

AquaRio ganha novo espaço com animais da Ilha da Trindade

Ilha é uma das maiores reservas marinhas do oceano Atlântico, é protegida pela Marinha e recebe pesquisadores de diversas áreas de conhecimento

Rio de Janeiro|Mariana Pepe, do R7*

Novo recinto do aquário foi aberto à visitantes
Novo recinto do aquário foi aberto à visitantes Novo recinto do aquário foi aberto à visitantes

O AquaRio (Aquário Marinho do Rio de Janeiro) ganhou, nesta sexta-feira (31), um novo recinto com espécies marinhas importantes da ilha da Trindade, que fica a 1.200 km da costa brasileira e é considerada uma das maiores reservas do oceano Atlântico.

A ilha é protegida permanentemente pela Marinha do Brasil, não tem moradores fixos e recebe pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Devido ao isolamento geográfico, o local abriga espécies únicas de animais.

Um grupo de biólogos do AquaRio e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) embarcou, no início de junho, em uma expedição com destino à Ilha da Trindade. Eles permaneceram no lugar por três dias estudando e capturando exemplares para compor o novo espaço do aquário, que foi aberto à visitantes.

Diretor-presidente da instituição, o biólogo marinho Marcelo Szpilman falou sobre a oportunidade que o público terá de conhecer a fauna e os segredos encontrados na ilha.

Publicidade

— Será a primeira vez que um aquário receberá peixes da Ilha da Trindade que, além da exposição ao público, poderão ser estudados fora de seu ambiente natural. Faremos pesquisas sobre comportamento, alimentação, crescimento e reprodução desses animais. Também serão feitos importantes estudos de ecotoxicologia para analisar o potencial de contaminação dos peixes locais por metais pesados descartados no continente — disse.

*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.