Rio de Janeiro Covid: Variante indiana é identificada em morador do RJ

Covid: Variante indiana é identificada em morador do RJ

Paciente passou a ser monitorado após ter sido diagnosticado com a doença ao retornar de viagem a trabalho na Índia

  • Rio de Janeiro | Victor Tozo, do R7*

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, confirmou, nesta quarta-feira (26), que o homem de 32 anos que estava sendo monitorado após desembarcar de uma viagem a trabalho para a Índia testou positivo para a variante indiana da covid-19.

Itamar Crispim/ Fiocruz / 24.05.21

O exame de sequenciamento que atestou a infecção pela linhagem B.1.617.2. do novo coronavírus foi realizado no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado foi enviado ao Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) de Campos.

O morador de Campos chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 22 de maio. De acordo com o governo de São Paulo, a informação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de que o paciente tinha sido diagnosticado com covid-19 só ocorreu depois que ele já havia embarcado em voo doméstico para o Rio de Janeiro.

Após ser comunicada pela Anvisa, a Secretaria de Saúde de São Paulo disse que solicitou a lista completa dos passageiros do voo, além dos nomes de todos os funcionários do aeroporto, laboratório e contatos do passageiro para isolamento.

Já a Prefeitura de Campos informou que monitora outros dois trabalhadores que tiveram contato com o passageiro e que estão no município. Ambos testaram negativo para a covid-19, mas continuam em isolamento domiciliar. Eles estão sendo monitorados pela equipe do Cievs/Campos e realizaram novos exames na manhã de hoje.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas