Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Idosa é resgatada em condições análogas à escravidão no Rio

Segundo o Ministério Público do Trabalho, mulher trabalhou por 41 anos em casa na zona norte sem receber salário e ter férias

Rio de Janeiro|Mariene Lino, do R7*

Uma idosa de 63 anos que viveu em situação análoga à escravidão por 41 anos foi resgatada por agentes do MPT (Ministério Público do Trabalho) e da PF (Polícia Federal) em uma casa no bairro da Abolição, na zona norte do Rio de Janeiro, na segunda-feira (25). A informação foi divulgada nesta quinta (28) no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Mulher foi resgatada na segunda (25)
Mulher foi resgatada na segunda (25) Mulher foi resgatada na segunda (25)

A mulher contou que nasceu em São Paulo e trabalhava para a família desde quando tinha 22 anos. Segundo o MPT, o vínculo empregatício da mulher nunca foi registrado na carteira de trabalho dela. Por isso, a vítima não recebia salário e não tinha direito a férias.

Leia também: Rio: Polícia realiza operação contra seguranças da milícia de Ecko

Ainda segundo o MPT, a empregada relatou que recolhia latinhas na rua e entregava o dinheiro da venda para a patroa. Além disso, a mulher afirmou que o médico da família a diagnosticou com covid-19, mas não foi realizado nenhum teste clínico.

Publicidade

A PF informou que vai instaurar um inquérito para apurar o caso. Os empregadores da idosa responderão em liberdade.

A ação ocorreu no âmbito da Operação Resgate, a maior força-tarefa já realizada no país para libertar trabalhadores submetidos a trabalhos análogos à escravidão. A PF informou que cerca de 140 pessoas já foram resgatadas na ação.

Publicidade

Mais de 500 agentes entre policiais federais, auditores fiscais do trabalho, procuradores do trabalho e agentes de segurança institucional participam da operação, que continua em andamento.

Leia também: RJ: Análise identifica geosmina na água fornecida pela Cedae

*Estagiária do R7, sob supervisão de

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.