Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lixo é encontrado dentro de reservatório de água da comunidade do Cantagalo; veja vídeo

"A gente não imaginava a proporção dessa sujeita toda", disse presidente da associação

Rio de Janeiro|Do R7

Entulho foi encontrado por moradores dentro de caixa d'água da comunidade
Entulho foi encontrado por moradores dentro de caixa d'água da comunidade Entulho foi encontrado por moradores dentro de caixa d'água da comunidade

Imagina abrir a tampa da caixa d'água e encontrar lixo boiando na água que você e sua família consomem. Essa foi o sentimento dos moradores do Cantagalo, zona sul do Rio, ao descobrirem que o reservatório que abastece parte da comunidade estava lotado de entulho. Havia de tudo: garrafas pet, pedaços de madeira, vigas de ferro, canos, sacolas plásticas, entre outras coisas.

A grande quantidade de lixo retirada é mostrada em um vídeo compartilhado pelo perfil Fala Cantagalo, em uma rede social. Segundo a Associação de Moradores, a água do reservatório, que aparece nas imagens, atende cerca de 15 mil pessoas. O caso, que chocou os moradores do Cantagalo, foi descoberto por acaso, na troca de uma peça que havia parado de funcionar. 

— A bomba estava queimando direto e eles não sabiam o porquê. Toda hora a bomba parava e quando foram abrir para trocar, eles [funcionários da Cedae] começaram a tirar bolsas de lixo. A gente não imaginava a proporção dessa sujeita toda — explicou Deize Silva de Carvalho, presidente da Associação de Moradores do Cantagalo.

Foi Deize quem filmou a retirada do entulho do reservatório e publicou na internet. Moradora da comunidade há 47 anos, ela também usava a água do reservatório, assim como seus filhos.

Publicidade

— Na minha casa todo mundo estava com os mesmos sintomas, diarreia, dor na barriga, vômito, dores no estômago. Meus vizinhos também estavam sentindo as mesmas coisas. Muitos estavam doentes e não sabiam o que estava acontecendo — contou Deize.

O caso foi descoberto no início da semana, mas os entulhos retirados por funcionários da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) ainda aguardam remoção. A caixa d'água foi esvaziada e já voltou a fazer o abastecimento da comunidade, porém muitas pessoas estão assustadas e têm medo de voltar a utilizar a água que sai das torneiras.

Publicidade

— O pessoal está horrorizado, tem pessoas comprando água para beber, para cozinhar... Eles esvaziaram todas as caixa d'água para abastecer com a água limpa que foi colocada no reservatório — contou Erivelto Melchiades, que atua como conselheiro fiscal da Associação.

O R7 Rio procurou a Cedae para comentar o caso. A Companhia informou que o reservatório estaria violado devido à "atos de vandalismo" e que, por isso, o lixo teria sido jogado dentro do local. Em nota, a empresa disse que "os atos de vandalismo praticados na comunidade do Cantagalo, como a retirada da tampa de ferro da caixa para jogar objetos, levaram a Cedae a realizar ações previstas em protocolo, como lavagem e a desinfecção da caixa d’água, a fim de garantir a qualidade da água distribuída. A Companhia continua acompanhando e, inclusive, realizando coletas de amostras de água para análise em laboratório".

Publicidade

Os moradores ouvidos confirmaram que a tampa do reservatório estava quebrada, mas também questionaram a regularidade na manutenção realizada pela companhia no local. O R7 perguntou à Cedae sobre a data da última limpeza ou manutenção realizada no reservatório, porém a empresa não respondeu até a publicação desta matéria.

*Colaborou Jaqueline Suarez, estagiária do R7 Rio

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO CANTAGALO INFORMA Viemos tranquilizar os moradores que a caixa d'água já foi limpa,mais evitem de beber os primeiros abastecimento ,lá lavem suas caixas d'água e coloque cloro puro para matar algumas bactérias que são resistentes

Posted by Fala Cantagalo on Tuesday, July 25, 2017

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.