Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Passageiros sofrem para voltar para casa após paralisação de funcionários do BRT

Justiça do Trabalho determinou que o sistema volte a operar imediatamente com ao menos 80% da frota

Rio de Janeiro|Do R7, com Record TV Rio

Passageiros foram surpreendidos por greve no BRT
Passageiros foram surpreendidos por greve no BRT Passageiros foram surpreendidos por greve no BRT

Passageiros encontram dificuldades para retornar para casa em meio à paralisação de funcionários do BRT no Terminal Alvorada — uma das mais importantes plataformas do serviço, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, nesta sexta-feira (25).

Apesar da determinação da Justiça do Trabalho de que o sistema volte a operar imediatamente com ao menos 80% da frota, usuários ouvidos pela Record TV Rio relataram, por volta das 18h20, que só havia ônibus convencionais em circulação. 

Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes informou, às 18h44, que o BRT segue sem operação.

A paralisação dos motoristas começou na madrugada desta sexta, nove dias depois de a Prefeitura do Rio retomar a gestão do serviço por meio da empresa pública Mobi.

Publicidade

De acordo com a prefeitura, não houve aviso prévio por parte dos motoristas a respeito da greve. O prefeito Eduardo Paes chegou a dizer que o movimento seria uma "tentativa de empresários do setor para chantagear a prefeitura usando de forma covarde os trabalhadores do BRT".

A categoria reivindica um novo contrato para a garantia de direitos trabalhistas, como reajuste salarial, plano de saúde, auxílio-desemprego e contratação de funcionários que estão afastados pelo INSS.

O Sindicato dos Rodoviários afirmou que nenhuma das partes usará a categoria como "massa de manobra" e que está em negociação com a prefeitura sobre a demissão de 60 funcionários que haviam sido afastados. O sindicato alegou que a paralisação foi uma iniciativa dos motoristas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.