Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF apura desvio de mais de R$ 1 bilhão por auditores da Receita no RJ

Operação Alcateia Fluminense identificou que suspeitos reduziam seus impostos

Rio de Janeiro|Do R7

A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (25) a operação Alcateia Fluminense que identificou a participação de auditores da Receita Federal em ações criminosas. O grupo agia em prol de interesses de particulares, diminuindo impostos federais devidos por eles. Estima-se que esses auditores desviaram mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos.

A PF destacou 248 policiais e 60 viaturas, além do apoio de 54 servidores da Receita Federal, para dar cumprimento a 29 mandados de busca e apreensão e a 35 mandados de condução coercitiva entre funcionários públicos, contadores e empresários. ​ ​

Os mandados foram cumpridos em empresas cujos sócios são os auditores fiscais investigados e em suas residências. Também há cumprimento de buscas nas delegacias da Receita em Niterói e no Rio de Janeiro.

Os conduzidos coercitivamente estão prestando depoimentos na Polícia Federal no Rio de Janeiro. Eles deverão responder pelos crimes de patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração fazendária, valendo-se da qualidade de funcionário público. Se condenados, as penas podem chegar a 12 anos de reclusão, em alguns casos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.