Rio de Janeiro Rio vai alugar 515 ônibus em reformulação de gestão do BRT

Rio vai alugar 515 ônibus em reformulação de gestão do BRT

Publicação do edital de licitação para a locação dos ônibus está prevista para o fim de novembro

  • Rio de Janeiro | Inácio Loyola, do R7*

A Prefeitura do Rio anunciou, nesta segunda-feira (8), o novo modelo de gestão do sistema BRT no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul, que prevê pagamento mensal pela frota disponibilizada durante o período do contrato. A previsão é de alcançar o número de 515 novos veículos até 2023.

Licitação será discutida em audiência pública na Câmara do Rio

Licitação será discutida em audiência pública na Câmara do Rio

Reprodução/ Record TV Rio

Segundo a prefeitura, a requalificação será realizada em duas fases: locação da frota e concessão da operação do sistema.

A publicação do edital de licitação para locação está prevista para o fim de novembro.

O vencedor da disputa ficará responsável pela aquisição dos novos ônibus e pela inspeção da manutenção a ser realizada pelo operador.

Já a licitação para a operação do sistema BRT tem previsão de acontecer em janeiro de 2022.

“Esse novo modelo permite à futura concessão da operação uma garantia de um aporte importante ao sistema, com a prefeitura alugando os ônibus, tirando um custo dos operadores”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Novos ônibus

O BRT está sob intervenção da prefeitura desde 23 de março de 2021. O transporte é alvo de reclamações constantes dos passageiros devido à superlotação e más condições de conservação nos ônibus.

A previsão é de que os novos veículos cheguem somente, a partir do segundo semestre de 2022, com reforço de cerca de 150 articulados os corredores Transolímpica e Transcarioca.

A Transoeste e a Transbrasil vão ter 300 novos coletivos em 2023. Cerca de 60 ônibus elétricos vão circular na avenida Cesário de Melo e 20 biarticulados no corredor Transbrasil.

“A prefeitura vai alugar 515 novos ônibus e também vai remunerar o operador de modo diferente, garantindo que o custo dele será coberto pelo poder público. Além disso, vamos disponibilizar terrenos para que o operador construa sua garagem” afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Audiência pública

undefined

Na quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Transportes fará na Câmara de Vereadores uma audiência pública sobre a licitação da locação de frota do BRT, o que pode levar a alterações no processo.  

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas