Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agentes penitenciários em greve abrem exceção para liberar visitas a presos

Paralisação entra no quarto dia e ganha adesão no Vale do Paraíba e na Baixada Santista

São Paulo|Da Agência Brasil

Em greve desde a última segunda-feira (10) os agentes de segurança penitenciária do estado de São Paulo vão manter equipes trabalhando, no próximo fim de semana. Porém, apenas para alguns serviços como permitir a entrada de visitantes às unidades prisionais, após identificação dos cadastrados, revista e condução até o local de visitas aos encarcerados. Daniel Grandolfo, presidente do Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária) do Estado de São Paulo, declarou nesta quinta-feira (13) que a decisão não afeta a paralisação.

— Não se trata de uma suspensão da greve.

Grandolfo acrescentou que a paralisação ganhou novas adesões como as de unidades do Vale do Paraíba e da Baixada Santista. Ele justificou que a medida de abrir uma brecha no movimento visa tão somente à liberação das visitas. Já as demais atribuições, como a transferência de presos e a entrada de advogados e oficiais de Justiça continuarão interrompidas pela greve que, na avaliação dele, atinge 90% dos agentes.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

A categoria soma em torno de 30 mil servidores em todo o Estado e reivindica, entre outras melhorias, a concessão de um reajuste salarial de 20,64%, para repor perdas causadas pela inflação acumulada de 2007 a 2012, além de 5% de aumento real.

Grandolfo argumentou ainda que a proposta apresentada pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) está muito aquém do pretendido. Entre os itens oferecidos está o pagamento de diárias especiais que acrescentaria ao salário um valor de R$ 161,12. O pagamento, no entanto, só seria efetuado em caso de convocação extraordinária em dia de folga, disse o líder sindical.

Publicidade

O Sindasp encaminhou pedido para uma nova rodada de negociações, mas segundo Grandolfo, até o final da manhã desta quinta-feira não havia resposta do governo paulista. Em nota divulgada nesta quarta-feira (12), a SAP informou ter apresentado aos agentes um conjunto de propostas que, na avaliação do órgão, são melhorias "alinhadas aos pleitos da categoria e representam benefícios e ganhos reais aos servidores".

De acordo com o último balanço da SAP, divulgado na mesma nota, até 68 das 158 unidades prisionais estavam sendo afetadas pela greve. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.