Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alvo de reclamações, prefeitura de SP tenta facilitar poda de árvores

Nova lei sancionada por Ricardo Nunes (MDB) pretende realizar manejo, remoção e transplante de espécies de forma mais ágil

São Paulo|Do R7

Prefeitura cria lei para acelerar procedimentos de plantio, poda e remoção de árvores em SP
Prefeitura cria lei para acelerar procedimentos de plantio, poda e remoção de árvores em SP Prefeitura cria lei para acelerar procedimentos de plantio, poda e remoção de árvores em SP

A poda de árvores na cidade de São Paulo tem sido alvo de diversas reclamações, e por isso a prefeitura sancionou a lei nº 17.794, publicada no Diário Oficial do município na edição desta quinta-feira (28), que procura acelerar os procedimentos de plantio, manejo, poda, remoção e transplante de árvores.

Leia também

De acordo com a prefeitura, a legislação anterior, aprovada há mais de 30 anos, estava "ultrapassada" e não atendia mais às necessidades e à nova realidade urbana. 

Planejamento

A nova legislação prevê o planejamento da implantação de arborização, com novas orientações para o plantio, priorizando as regiões mais carentes de verde.

Ainda segundo a prefeitura, essa implantação permitirá melhor prestação de serviços de manejo, com a descrição de todas as atividades que devem ser feitas nas árvores. Há novas regras para a participação de empresas concessionárias de serviços públicos que necessitam executar o manejo de árvores devido a interferências nos equipamentos públicos.

Publicidade

A partir de agora, quando as árvores encobrirem semáforos, postes de sinalização e placas de trânsito, bem como outros mobiliários urbanos que interfiram nas vias e passeios públicos, antes de sua retirada ou transplante, a gestão municipal analisará a possibilidade de remanejá-las no mesmo local ou de executar a poda para aumentar a visibilidade e o acesso aos equipamentos e mobiliário.

O plantio em áreas públicas independe de autorização e quando executado por particulares deverá ser previamente comunicado ao órgão municipal, observando o Plano Municipal de Arborização Urbana, as normas técnicas e os recuos mínimos.

As espécies vegetais utilizadas na arborização devem ser as indicadas pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, com prioridade para as nativas do município. O objetivo é preservar, recuperar e aumentar as reservas dessas espécies.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.