Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Assembleia Legislativa de SP realiza homenagem à vereadora Marielle

Vereadora do PSOL e o motorista Anderson Pedro Gomes foram assassinados dentro do veículo no centro do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (14)

São Paulo|Plínio Aguiar, do R7

Vereadora Marielle Franco, do PSOL, foi assassinada nesta quarta-feira (14)
Vereadora Marielle Franco, do PSOL, foi assassinada nesta quarta-feira (14) Vereadora Marielle Franco, do PSOL, foi assassinada nesta quarta-feira (14)

A vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada a tiros nesta quarta-feira (14), será homenagada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), na noite desta quinta-feira (15). O motorista que acompanhava a parlamentar, Anderson Pedro Gomes, também morreu.

A Comissão de Direitos Humanos da Alesp realiza, anualmente, o Prêmio Santo Dias, destinado a pessoas, coletivos e entidades considerados exemplo na defesa da área de direitos humanos no Estado. No entanto, o protocolo será fechado e a Assembleia fará uma homenagem à vereadora.

Durante a sessão solene de entrega do prêmio de direitos humanos, será feito um minuto de silêncio e um vídeo será exibido sobre a trajetória da vereadora, reconhecida por suas lutas em favor dos pobres, dos negros e mulheres que vivem nas comunidades do Rio de Janeiro.

Leia também

A sessão de hoje será conduzida pelo presidente da comissão, deputado Carlos Bezerra Jr. “Será uma homenagem singela, mas que simboliza o reconhecimento da trajetória de lutas de Marielle e o repúdio a qualquer tentativa que se queira ter de calar as vozes daqueles que lutam em favor dos oprimidos e dos direitos humanos”, ressaltou Bezerra Jr.

Publicidade

“Foi um ato covarde”, diz irmã de vereadora assassinada no Rio

Dentre os homenageados da noite estão também Pimp My Carroça, movimento que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade; Samira Bueno Nunes, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; e Oscar Vilhena Vieira, diretor e professor de Direito Constitucional da Escola de Direito da FGV e de autor do livro Direitos Fundamentais, indicados pelo presidente da Comissão, o deputado Carlos Bezerra Jr.

Publicidade

Além deles, são mais quatro ganhadores do prêmio: Maria de Lourdes Pereira, indicada pela deputada Márcia Lia; Sonia Rainho, indicação do deputado Alencar Santana; Antônio Conrado Senoni Júnior, indicação da deputada Clélia Gomes e Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), indicado pelo deputado João Paulo Rilo.

Veja momento em que assessora de Marielle pede ajuda após tiros:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.