Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contra alta de assaltos, centro de São Paulo terá batalhão especial da PM, mas só em 2024

Cracolândia e roubos de celular praticados por bandidos de bicicleta motivaram as mudanças na segurança da região

São Paulo|Do R7

Região central da capital sofre com escalada da criminalidade
Região central da capital sofre com escalada da criminalidade Região central da capital sofre com escalada da criminalidade

Diante da movimentação dos usuários de drogas da Cracolândia e daalta de roubos de celular pela chamada "gangue das bicicletas" no centro da capital paulista, o Governo de São Paulo planeja criar, em fevereiro de 2024, um batalhão policial especial para a região e ocupar os espaços com novas sedes de agrupamentos da Polícia Militar.

O número de soldados e a modalidade de atuação ainda estão em estudo. A opção mais provável é um batalhão da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) para atuar contra os ladrões que agem de bicicleta.

"Tudo leva a crer que o novo batalhão será formado por motocicletas, que têm mais agilidade para atender a qualquer tipo de ocorrência na região central", afirmou o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), ao jornal O Estado de S. Paulo.

No caso da gangue das bicicletas, os bandidos atuam quase sempre da mesma forma, circulando à espera de algum alvo pelas ruas e calçadas.

Publicidade

Quando o pedestre se distrai com o celular em uma mão, o ladrão arranca o aparelho da vítima com a bicicleta em movimento.

Nessa perseguição, por exemplo, as motos podem ser mais ágeis do que as viaturas.

Publicidade

O levantamento do anuário do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) revela que, no ano passado, o estado de São Paulo teve uma média de 950 registros de roubo ou furto de celular por dia.

Formação

O lançamento desse agrupamento no centro aguarda a formação de policiais que estarão na academia ao longo do segundo semestre.

Publicidade

Em março, o governo autorizou a abertura de editais para a contratação de 5.600 novos policiais militares. O centro é a região prioritária de atuação.

Também para tentar frear a alta de roubos, estão previstas mudanças de sede de unidades já existentes no centro.

A nova sede da 2ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano deverá ocupar as imediações da rua Sete de Abril a partir do fim do mês.

A corporação está em tratativas adiantadas para a transferência da sede da Companhia de Força Tática do mesmo batalhão para a rua Vitória.

O Estadão apurou que a mudança de endereço está diretamente relacionada à tentativa de fortalecer o policiamento nas proximidades da concentração de dependentes químicos da Cracolândia.

Invasão de usuários de drogas da Cracolândia põe em alerta comerciantes do centro de SP

" gallery_id="62c9d7c21df97b3a2e00028f" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/sao-paulo/contra-alta-de-assaltos-centro-de-sao-paulo-tera-batalhao-especial-da-pm-06082023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.