Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Encontro de Haddad e Mantega sobre dívida de SP termina sem definição

Nova reunião deve acontecer nas próximas semanas

São Paulo|Do R7

Haddad classificou a reunião como "proveitosa"
Haddad classificou a reunião como "proveitosa" Haddad classificou a reunião como "proveitosa"

O encontro do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta sexta-feira (4) terminou sem uma conclusão definitiva sobre a renegociação da dívida do município. Esta foi a primeira vez que ambos se encontraram após a posse do prefeito. Para Haddad, a reunião foi "proveitosa".

O assunto deve ser retomado pelos dois em encontro que pode acontecer nas próximas semanas, segundo informações da Prefeitura de São Paulo.

Durante a cerimônia de posse, realizada no último dia 1º, Haddad falou da necessidade de recuperar a capacidade de investimento de São Paulo, que hoje, segundo dados da prefeitura, é de cerca da metade do Rio de Janeiro em termos per capita.

O prefeito lembrou que manteve conversas com a presidente Dilma Rousseff e com o ministro Mantega durante o período de transição.

Publicidade

— O debate sobre a renegociação da dívida está avançando. O dinamismo econômico de São Paulo interessa à União e nossa dívida compromete muito nossa capacidade de investimento. A cidade tem que funcionar bem para continuar produzindo, como sempre produziu, e isso passa pelo investimento público municipal, comprometido hoje pelo alto endividamento.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Renegociação da dívida paulistana pode liberar R$ 1 bilhão

Haddad destacou também a importância da discussão, no Congesso Nacional, sobre a mudança de indexador da dívida. A proposta do governo federal é reduzir esse indexador para a taxa básica de juros (Selic) ou o IPCA mais 4%, o que for menor. Essa mudança ajuda a reduzir o estoque da dívida (saldo devedor).

Publicidade

— A situação de São Paulo é a mais grave. Nenhum Estado ou município está na condição de São Paulo. É preciso conseguir contemplar a cidade que representa 12% do PIB.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.