Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fundação Casa: mais de 4 mil jovens se inscreveram em Olímpiada Brasileira de Matemática

O grupo é formado por adolescentes que cumprem ou já cumpriram medida socioeducativa de internação em São Paulo

São Paulo|Do R7

Inscritos são de 81 centros de atendimento da Fundação Casa
Inscritos são de 81 centros de atendimento da Fundação Casa Inscritos são de 81 centros de atendimento da Fundação Casa

Mais de 4.000 adolescentes que cumprem ou já cumpriram medidas socioeducativas de internação em alguma unidade da Fundação Casa em São Paulo se inscreveram na 18ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

De acordo com o Governo de São Paulo, as provas da primeira fase estão programadas para o dia 30 de maio. Foram inscritos 660 adolescentes no nível 1, 1.278 no nível 2 e 2.088 no nível 3. Os participantes são de 81 centros de atendimento da Fundação Casa, distribuídos em 43 municípios.

Criada em 2005, a OBMEP é uma competição destinada a estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras, composta de duas fases e dividida em três níveis:

• 1: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental;

Publicidade

• 2: estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental;

• 3: jovens que estudam nas três séries do ensino médio.

Publicidade

A OBMEP é realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e pela Sociedade Brasileira de Matemática. Os ministérios da Educação, de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Comunicações investem recursos na promoção da iniciativa.

Na primeira etapa, os adolescentes em internação respondem à prova objetiva, eliminatória, composta de 20 questões de múltipla escolha, com cinco opções de resposta a cada pergunta. No geral, serão duas horas e 30 minutos para responder ao exame. 

Publicidade

A divulgação dos classificados para a segunda fase deve ocorrer no dia 2 de agosto. Nessa etapa, os estudantes classificados responderão a uma prova discursiva com seis questões, prevista para ocorrer no dia 7 de outubro.

Para a segunda etapa são classificados os estudantes que obtiveram as maiores notas na prova da primeira fase, selecionados em ordem decrescente de nota, dentro do número máximo de vagas disponíveis para cada escola na etapa seguinte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.