Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de SP abre investigação sobre Monark, Kataguiri e Adrilles

Decisão se dá após falas do influenciador e do deputado sobre o nazismo e de gesto feito pelo comentarista Adrilles em programa

São Paulo|Do R7

O podcaster Monark
O podcaster Monark O podcaster Monark

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, por meio da Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, abriu investigação nesta sexta-feira (11) sobre as condutas do influencer Bruno Monteiro, o Monark, do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e do comentarista Adrilles Jorge. A ação se dá após os três se envolverem em uma polêmica sobre o nazismo, com declarações e gestos.

"Apoiar o nazismo, que defende a morte de pessoas, não é liberdade de expressão. Precisa ser investigado com rigor e celeridade pelas autoridades públicas, de acordo com a legislação", destacou Fernando José da Costa, secretário da Justiça e Cidadania, segundo comunicado divulgado pela secretaria.

A investigação sobre o influencer Monark será pelo fato de ele ter defendido, durante um podcast do canal Flow Podcast na segunda-feira (7), a existência de um partido nazista no Brasil que seja reconhecido legalmente. Já o deputado federal Kim Kataguiri fez afirmações no mesmo sentido ao criticar a criminalização do partido nazista na Alemanha. E o comentarista Adrilles Jorge será investigado por ter feito um gesto apontado como saudação nazista ao final de um programa jornalístico, na noite da terça-feira (8).

A secretaria afirma que está amparada na legislação estadual para apurar violações de direitos humanos, que pune condutas discriminatórias. Os fatos também são investigados pelo Ministério Público de São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.