Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Há um ano, viaduto cedeu e prefeitura determinou vistorias

Nesta quarta-feira, a administração municipal divulgou um balanço das vistorias realizadas nas pontes e viadutos da cidade

São Paulo|Do R7, com Agência Record

Parte da estrutura de viaduto que cedeu há um ano na marginal Pinheiros
Parte da estrutura de viaduto que cedeu há um ano na marginal Pinheiros Parte da estrutura de viaduto que cedeu há um ano na marginal Pinheiros

Há exatamente um ano, na madrugada de 15 de novembro de 2018, parte da estrutura do viaduto do Jaguaré, que faz parte do complexo da Ponte do Jaguaré, na marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, cedeu. Ninguém ficou ferido. Mas o local só foi liberado quatro meses depois.

Leia também: Passarela desaba e fere uma pessoa na Marginal Tietê

Após o acidente, o prefeito Bruno Covas determinou a realização de laudos estruturais em todas as chamadas Obras de Arte Especiais (OAE), cujo município de São Paulo é o responsável.

"Após o incidente do ano passado, nós aceleramos a contratação de laudos, já que virou uma prioridade para o município. Nós instituímos um novo protocolo que criou uma cultura de manutenção e de avaliação permanente da situação das estruturas das pontes e viadutos da cidade de São Paulo", destacou Covas, em vídeo durante apresentação do balanço das vistorias nas pontes e viadutos realizado pela prefeitura nesta quarta-feira (13).

Publicidade

O ponto de partida para os trabalhos foi uma lista com 185 pontes e viadutos. Algumas OAE constavam na lista por locais e outras por unidades estruturais (trechos). Nesta quarta-feira (13), a prefeitura apresentou o balanço das vistorias nas pontes e viadutos da cidade. 

"No dia 15 de novembro do ano passado, a cidade de São Paulo tomou conta de um dos problemas que se arrastavam há muitos anos e que não eram resolvidos: uma falta de cultura de manutenção das obras na cidade. Nós já havíamos percebido parte do problema, tanto que estávamos há um ano e meio discutindo com o Tribunal de Contas como contratar laudos para algumas pontes e viadutos apontados em um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público no ano de 2007", disse o prefeito Bruno Covas, em um vídeo exibido na coletiva para a imprensa.

Publicidade

Neste primeiro ano de trabalho, 126 locais (222 unidades estruturais) passaram por vistoria visual feita pela SPObras. A Prefeitura investiu, até o momento, R$ 37,9 milhões na manutenção das OAEs. Confira:

8 Unidades Estruturais Concluídas:

Publicidade

- 1 Ponte do Limão;

- 1 Ponte Dutra;

- 1 Viaduto Marginal Pinheiros (T5);

- 1 Ponte Freguesia do Ó;

- 2 Ponte da Casa Verde;

- 1 Pontilhão Itaim;

- 1 Ponte Jânio Quadros (Vila Maria)

8 unidades estruturais estão em andamento:

- 2 Ponte Jaguaré;

- 1 Viaduto Miguel Mofarrej;

- 3 Viaduto Alcântara Machado;

- 1 Pontilhão Córrego Três Pontes;

- 1 Ponte Cidade Jardim.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.