Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Macacos e papagaios são resgatados na zona leste de São Paulo

Operação Teia, para combater o tráfico de animais, foi deflagrada nesta terça-feira (5). No primeiro dia, cobras, lagartos e outro papagaio foram salvos

São Paulo|Ingrid Navarro e Vania Souza, da Agência Record

Macaco resgatado em cativeiro na zona leste
Macaco resgatado em cativeiro na zona leste Macaco resgatado em cativeiro na zona leste

Uma operação da PRF (Polícia Rodoviária Federal) com o Ibama para combater o tráfico de animais silvestres, na manhã desta quarta-feira (6), resgatou 11 macacos-prego e um papagaio na região de Guaianases (zona leste de São Paulo).

Segundo a PRF, os resgates fazem parte da Operação Teia, desencadeada na última terça-feira (5), em várias cidades do país. A operação é resultado de investigações do Ibama, que conseguiu identificar os nomes de dezenas de pessoas que vendiam animais da fauna silvestre pela internet.

Após o recebimento e análise das informações coletadas pelo Ibama durante meses, o Gecap (Grupo Especial de Combate aos Crime Ambientais), vinculado ao MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), iniciou uma investigação e pediu à Justiça a concessão de mandados de busca e apreensão, diante dos indícios da existência de associação criminosa atuando no tráfico de animais silvestres em São Paulo.

Na ação desta quarta-feira, a PRF e Ibama foram em quatro pontos da mesma região, na zona leste paulistana. Em um dos pontos, os agentes localizaram o papagaio e macacos, que estava presos em caixas no cômodo de uma residência.

Publicidade

Ainda de acordo com a polícia, o papagaio foi solto no Parque Ecológico do Tietê e os macacos foram conduzidos ao Ibama de São Paulo, onde serão encaminhados para instituições parceiras e devem receber cuidados de especialistas.

A polícia não informou sobre a quantidade de pessoas detidas até o momento.

Publicidade

Cobras, lagarto e papagaio

No primeiro dia da operação, um homem foi preso no bairro Chora Menino (zona norte da capital), na manhã de terça-feira. Segundo a polícia, vários animais silvestres foram encontrados, entre eles uma cobra da espécie python de três metros, uma jiboia, outras quatro cobras de pequeno porte, um lagarto teiú e um papagaio.

Publicidade

A operação foi deflagrada conjuntamente em 15 Estados brasileiros. Em São Paulo, contou com a atuação de promotores de Justiça, fiscais do Ibama, Polícia Militar Ambiental e 1ª e 2ª DP da Divisão de Investigação sobre Infrações de Maus-Tratos a Animais e Demais Crimes contra o Meio Ambiente, da Polícia Civil.

No total do primeiro dia, foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão em todo território nacional, dos quais 27 foram concedidos pela Justiça de São Paulo para as cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, Santos e Sorocaba.

Além disso, foram realizadas 86 ações de fiscalização, prisões em flagrante e apreensão de centenas de animais em cativeiro, como pássaros, anfíbios, répteis e aracnídeos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.