Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PM acusado de chacina teve acesso a dados de testemunha protegida

Policial disse que teve acesso ao depoimento de testemunha

São Paulo|Peu Araújo, do R7

Terceiro dia de Júri Chacina Osasco acontece nesta quarta-feira (20)
Terceiro dia de Júri Chacina Osasco acontece nesta quarta-feira (20) Terceiro dia de Júri Chacina Osasco acontece nesta quarta-feira (20)

O policial militar Fabrício Emmanuel Eleutério, suspeito de participação na chacina que deixou 17 mortos nos municípios de Osasco e Barueri, no dia 13 de agosto de 2015, revelou em seu interrogatório, nesta quarta-feira (20), que tinha informações sobre a testemunha protegida Elias, peça-chave para o Ministério Público na investigação do crime.

As testemunhas protegidas têm suas informações preservadas para que não sejam identificadas e intimidadas durante ou depois do processo.

O PM Eleutério contou que teve acesso ao depoimento e à mídia da oitiva da testemunha.

A revelação se deu quando o policial pediu à juíza Elia Kinosita Bulman autorização para comentar supostas contradições no depoimento da testemunha. A juíza se mostrou incomodada com o fato de Eleutério ter conhecimento do teor do depoimento.

Publicidade

O policial, então, afirmou que havia recebido permissão da juíza, durante a fase de instrução (anterior ao júri), para acessar o depoimento. A magistrada afirmou, então, que a permissão havia sido feita para que apenas os advogados de Eleutério acessassem as informações — e não ele.

Em seguida, ela pediu que o PM prosseguisse, mas que fosse breve. Com uma folha grifada com marcador de texto, Eleutério mencionou que a testemunha mencionava a passagem de um carro, em determinada região, ora vindo de uma direção, ora vindo de outra. Ele também constestou o relato do trajeto que a testemunha afirmou ter feito no dia.

Publicidade

Testemunhas

Antes do interrogatório do réu, o terceiro dia de julgamento da chacina de Osasco, em que Eleutério, o também soldado da PM Thiago Barbosa Henklain e o GCM (Guarda Civil Municipal de Barueri) Sérgio Manhanhã são suspeitos de 17 homicídios em oito locais, seis em Osasco e dois em Barueri, foi dedicado às testemunhas de defesa.

Publicidade

O dia começou com o testemunho de duas pessoas que tiveram a identidade protegida, mas que os próprios advogados de Fabricio Emmanuel Eleuterio revelaram que seriam a noiva e a sogra do policial.

Depois da pausa para o almoço, foi ouvido o sargento da PM Adriano Henrique Garcia, que fez o trabalho de patrulhamento com Thiago Barbosa Henklain durante o dia 13 de agosto de 2015, data da chacina. Ele comentou a permanência de policiais no batalhão após o término do serviço, álibi usado por Henklain para justificar sua inocência. "É costumeiro ficar até mais tarde", disse no tribunal.

Garcia também ficou preso por causa da chacina de Osasco e Barueri e permaneceu quatro meses no presídio Romão Gomes. A pedido de um dos advogados, o sargento da PM se sentou de frente para os jurados.

No meio do depoimento do PM, às 13h50, um despertador começou a tocar. A juíza Elia Kinosita Bulman pediu para que o responsável fosse identificado e retirado do plenário.

Outra testemunha, Marcelo Carlos Gomes da Silva, que na época era sub-comandante da Guarda Civil Municipal de Barueri, e trabalha atualmente na corregedoria da GCM local, também se sentou de frente para os jurados.

Quando a terceira testemunha, o PM Carlos Eduardo Oliveira, tentou repetir a cena a juíza solicitou que o policial olhasse em outra direção, a pedido dos sete jurados do caso.

O GCM Sergio Manhanhã começou a falar às 19h30. Mais contido, e sem demonstrar nervosismo, ele foi interrogado por menos de 30 minutos.

Ao todo, 21 testemunhas foram ouvidas, oito apenas nesta quarta-feira. Os jurados não fizeram nenhuma pergunta aos réus.

Tanto os advogados de defesa quanto o Ministério Público fizeram um balanço positivo ao fim do julgamento que deve terminar na sexta-feira (22).

ERRATA

Na versão anterior, a reportagem disse que o PM Eleutério citava dois nomes que seria de testemunha. Na realidade, o PM citou apenas nomes que seriam de policiais.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.