Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Poeta Mel Duarte descreve três olhares sobre as mulheres em novo livro

"Negra Nua Crua" fala sobre solidão, preconceito e prazeres. Lançamento será nesta terça, 24

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

A poetisa Mel Duarte está lançando o seu segundo livro
A poetisa Mel Duarte está lançando o seu segundo livro A poetisa Mel Duarte está lançando o seu segundo livro

As inquietações que envolvem, desalinham e definem as emoções femininas ganham peso e tempero nos versos da poeta Mel Duarte, 27 anos. O livro "Negra Nua Crua", lançado pela editora Ijumma, é dividido em três partes, cada uma delas se refere a uma palavra do título. 

Em “Negra”, a autora problematiza as questões raciais como o preconceito e a solidão da mulher negra. Tema fundamental para a emergente cultura hip-hop paulistana que inclui questões de gênero e de cidadania, sem abandonar a crítica social e a crônica sobre o cotidiano das periferias.

A segunda parte do livro, Nua, traz poemas sobre o prazer, a sedução e o desejo. São textos cheios de amor, entrega e comprometimento. Em Crua, última parte da obra, estão reunidos os poemas engajados, de matriz política, sobre as bandeiras de luta de Mel Duarte e de centenas de artistas ativistas que brigam com unhas e dentes por uma legítima cultura periférica. Mel é uma mulher corajosa de texto certeiro e rimas mortais.

Um dos destaque para o poema "Verdade Seja Dita", que critica a cultura do estupro e subvalorização da mulher difundidos em uma sociedade machista. Além dos textos de Mel Duarte, o livro também tem as fotografia de dupla exposição de Muriel Xavier.

Publicidade

O prefácio foi escrito pela rapper Tássia Reis, autora do sucesso "Meu Rapjazz" e que está compondo as músicas para o seu segundo álbum.

A estreia de Mel Duarte na literatura aconteceu em 2013, quando lançou o livro "Fragmentos Dispersos". Ela é uma dos integrantes do coletivo Poetas Ambulantes. O grupo realiza intervenções artísticas recitando poesia e distribuindo poemas impressos em ônibus, trens e no metrô. Mel também é uma das organizadoras do Slam das Minas-SP, batalha de poesia para o gênero feminino (garotas e trans podem participar). O slam acontece sempre no terceiro domingo do mês em locais diferentes.

Nesta terça, dia dia 24 de maio, acontece o lançamento do livro no Sarau Suburbano Convicto, na rua 13 de Maio, 70, segundo andar, no Bixiga, a partir das 19h. A entrada é gratuita. O evento termina às 22h.

No Sarau Suburbano, Mel Duarte lança o seu livro nesta terça, 24
No Sarau Suburbano, Mel Duarte lança o seu livro nesta terça, 24 No Sarau Suburbano, Mel Duarte lança o seu livro nesta terça, 24

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.