Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produtores querem mudar feira orgânica do Ibirapuera

Profissionais dizem que local atual derrubou vendas

São Paulo|

Feira de orgânicos do Ibirapuera está na Rua Curitiba
Feira de orgânicos do Ibirapuera está na Rua Curitiba Feira de orgânicos do Ibirapuera está na Rua Curitiba

Localizada junto ao Parque Ibirapuera, a Praça Ayrton Senna protagoniza um impasse entre produtores de uma feira de alimentos orgânicos e a gestão João Doria (PSDB). Enquanto os feirantes reivindicam voltar ao local, que desocuparam durante a reforma, a Prefeitura afirma que a estrutura não comporta o evento. Em apoio aos feirantes, frequentadores criaram petição online, que obteve mais de 15 mil assinaturas, incluindo o da chef Paola Carosella.

Desde março, o evento ocorre na Rua Curitiba, o que teria reduzido as vendas em 40%, segundo a feirante Rachel Soraggi, de 58 anos. "Não é uma feira comum, é um ponto de encontro, de bate-papo", alerta.

— A gente tem muito medo de sair de lá, ficar escondido nesse local que estão propondo, perder o pouco de estacionamento que ficou para os clientes e ter uma queda de venda ainda maior.

Para a mudança, os 30 feirantes chegaram a trocar a padronização das barracas, com custo de R$ 88 mil. "Nosso receio é de que a gente não consiga pagar esse investimento", diz Rachel.

Publicidade

À reportagem, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Jorge Damião, responsável pelo local, defende a mudança para uma área ao lado da pista de aeromodelismo, a única que comportaria o evento. "Não somos contra a feira, queremos que esteja dentro do nosso equipamento", afirma. Segundo ele, a área é melhor que a anterior e não fica escondida, pois está no mesmo portão de entrada.

Um dos idealizadores da petição, o arquiteto Roberto Kodama, de 57 anos, diz que a proposta da Prefeitura causaria conflito com os modelistas.

Publicidade

— No lugar que estava, não incomodava ninguém.

A consultora de imagem Cris Mallmann, de 32 anos, e o músico Natan Fronza, de 28 anos, do site Casal Natureba, também defendem o retorno:

Publicidade

— Está 'mais apertado' agora.

Por outro lado, a nutricionista Gisele Wendeborn, de 28 anos, acha que a mudança não seria prejudicial.

— O consumidor de orgânicos é diferente, vai atrás. Tenho alunos de São Caetano que vão na feira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.