Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SPTrans fez apresentação errada sobre edital de ônibus por 3 meses

Na página do órgão desde dezembro, material foi usado por secretário em coletiva de imprensa. Empresa corrigiu erro após aviso da reportagem 

São Paulo|Fabíola Perez, do R7

A Prefeitura de São Paulo divulgou dados errados na apresentação do edital de ônibus para consulta pública e divulgado à imprensa no dia 21 de dezembro de 2017. Eles estavam disponíveis no site da pasta desde então, na seção de informação gerais sobre o edital.

O material foi utilizado pelo secretário municipal de Mobilidade e Transporte, Sérgio Avelleda, para apresentar as mudanças no sistema de transportes à imprensa e enviado ao R7 como referência para uma reportagem.

Em nota, a SPTrans informou que não houve qualquer erro na minuta do edital de licitação do sistema de ônibus de São Paulo, apenas na divulgação (leia na íntegra abaixo).

Nesse material, os dados divergiam entre a página 9 e 10. Na página 9, a informação é que haviam 1.336 linhas de ônibus na capital. Já na página seguinte, estavam listadas as especificações dessas linhas: 260 unificadas, 710 mantidas, 283 alteradas e 150 linhas noturnas mantidas. O R7 fez a checagem dos números e a soma era de 1.403 linhas, e não 1.336.

Publicidade
O número de linhas divulgado em dezembro, cuja soma era de 1.403 linhas
O número de linhas divulgado em dezembro, cuja soma era de 1.403 linhas O número de linhas divulgado em dezembro, cuja soma era de 1.403 linhas

Questionada pela primeira vez pela reportagem, na terça-feira (6), a SPTrans informou em nota que os dados para página 9 (referentes ao total de linhas do sistema atual) seriam corrigidos. O órgão informou também que os dados detalhados referentes às linhas unificadas, mantidas, alteradas, mantidas e noturnas estavam corretos. Portanto, o número total de linhas em São Paulo seria de 1.403.

Saiba o que pode mudar nas linhas de ônibus de São Paulo

Publicidade

No mesmo dia, a reportagem calculou o total de linhas de ônibus a partir de outro material, o para consulta de usuários, também disponível no site da SPTrans. O resultado foi de 1.337 linhas, uma a mais do que o apresentado e considerado "errado" pela pasta. 

Nesta quarta-feira (7), após diversas ligações do R7 pedindo a verificação dos números e eventuais correções, a prefeitura enviou um e-mail informando que os dados corretos já estavam disponíveis. O órgão afirmou que o número total de linhas era de 1.336 e que os erros cometidos estavam, na verdade, no detalhamento das linhas, ao contrário do afirmado no primeiro contato com a reportagem.

Publicidade

Na rede atual, segundo o material disponibilizado a partir da noite de quarta-feira (7) no site, são 193 linhas unificadas, 851 mantidas, 142 alteradas e 150 linhas noturnas mantidas.

Números corrigidos pela SPTrans após checagem da reportagem do R7
Números corrigidos pela SPTrans após checagem da reportagem do R7 Números corrigidos pela SPTrans após checagem da reportagem do R7

Leia a nota na íntegra:

A SPTrans informa que não houve qualquer erro na minuta do edital de licitação do sistema de ônibus de São Paulo.

A quantidade de linhas que constava em uma única tela da apresentação utilizada na entrevista coletiva à imprensa é que estava errada, e somente neste material. O erro já foi corrigido.

É importante lembrar que ninguém vai ficar sem ônibus. A lista de todas as linhas do sistema e as novas propostas está disponível no site.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.