Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tenente-coronel da PM sofre ataque em evento virtual da USP

Evanilson de Souza fazia palestra online quando foi vítima de racismo, tema por ele apresentado no seminário

São Paulo|Do R7, com informações de Elizabeth Matravolgyi, da Agência Record

Tenente-coronel da PM sofreu ataque racista durante palestra em evento virtual da USP
Tenente-coronel da PM sofreu ataque racista durante palestra em evento virtual da USP Tenente-coronel da PM sofreu ataque racista durante palestra em evento virtual da USP

O tenente-coronel da Polícia Militar, Evanilson de Souza, foi vítima de um ataque cibernético durante um evento online promovido pela USP (Universidade de São Paulo). O oficial falava sobre o programa de combate ao racismo criado para a corporação quando recebeu ofensas racistas.

Na tela, foram feitos desenhos e escritas palavras como "macaco". A conferência virtual fazia parte do curso de Segurança Multidimensional das Fronteiras, organizado pelo Instituto de Relações Internacionais da USP, realizado nesta terça-feira (9).

Em nota, a PM repudiou os ataques com ofensas raciais e mensagens de ódio contra Evanilson de Souza. "Como membro do grupo revisor do Manual de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de São Paulo e profundo conhecedor da matéria, o tenente-coronel foi convidado pela organização do curso para, justamente, expor o programa de combate ao racismo quando, logo no início da exposição, sofreu ataque cibernético que comprometeu o desenvolvimento do trabalho", escreveu a corporação.

Leia também

A PM se solidarizou à vítima e "reforçou sua posição contra toda forma de discriminação étnico-racial e na missão perene de promover os Direitos Humanos no estado".

Publicidade

Já o ouvidor das Polícias, Elizeu Soares Lopes, se pronunciou pelas redes sociais. "Não tenho palavras para qualificar uma covardia dessas com um oficial tão capacitado da PM. Vou convidar personalidades para um ato de desagravo ao coronel Evanilson de Souza. Racistas não passarão!", escreveu.

A corporação lembrou que racismo é crime e incentivou as vítimas a fazer denúncias pelo Disque 190.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.